Versão para impressão Enviar por E-mail
banner_f_pessoa

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal

 

 

 

Informações

Serviço de Relações Públicas
Tel. 21 798 21 68

Fax 21 798 21 38
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 



Ciclo de Conferências


Tópicos Pessoanos

Verdade, aspirina e outros ingredientes da panaceia pessoana, por Madalena Lobo Antunes

CONFERÊNCIA | 12 dez. '14 | 18h30 | Sala de projeção BNP | Entrada livre

Terceira de uma série de conferências sobre Tópicos Pessoanos organizadas no âmbito do projecto de investigação Estranhar Pessoa que abrem um espaço de divulgação e debate de novas ideias em torno da obra do Poeta. Comentário por Rita Patrício.


Em A Nova Poesia Portuguesa Sociologicamente Considerada, Fernando Pessoa anuncia a vinda do supra-Camões, um poeta que ultrapassaria Camões como maior figura literária portuguesa. É possível a posteriori ver Pessoa como o cumpridor de uma profecia que se cumpre a si mesma, em que o profeta é agente e cria condições para que a profecia se cumpra. A «doença» seria o estado da literatura sua contemporânea e da poesia em particular. A «cura» seria a «Nova Poesia Portuguesa» e o aparecimento de um supra-Camões. Assim, esta comunicação traçará a evolução da obra pessoana no cânone enquanto criadora de uma nova proposta de condição autoral, um gesto que terá efeito não só na história das poéticas europeias mas também na da ficção na primeira pessoa.


Madalena Lobo Antunes é doutoranda de Estudos Portugueses na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia e membro da equipa do projecto Estranhar Pessoa: um escrutínio das pretensões heteronímicas. Redigiu uma dissertação de Mestrado sobre Álvaro de Campos e Walt Whitman e encontra-se presentemente a desenvolver a sua tese de Doutoramento sobre a consciência no Livro do Desassossego. Tem também apresentado comunicações sobre Pessoa e a sua relação com autores do modernismo britânico, nomeadamente James Joyce e Virginia Woolf, em colóquios nacionais e internacionais.