Print E-mail
banner_homem_saco

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal

 

Informações

Serviço de Relações Públicas
Tel. 21 798 21 68

Fax 21 798 21 38
This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

 

 

Mostra 9000 formas da felicidade: as edições Pulcinoelefante


O Homem do Saco

DEMONSTRAÇÃO | 14 nov. '14 | 14h00 | Sala Multimédia | Entrada livre

 

O Homem do Saco faz edições de poucas dezenas de exemplares em tipografia de caracteres móveis, mas não se inibe de misturar outras técnicas de impressão. Há várias chancelas editoriais nesta associação: Landscapes d’Antanho, Pianola, Momo, Diário de um Ladrão, 100 cabeças, troppo inchiostro, O Homem do Saco, e outras tantas haverá se assim entendermos.

Procuramos que cada livro seja um objecto único e distinto, mudando, a cada edição, o formato, o tipo, o papel, a costura. Um pequeno aforismo, poema ou texto curto e uma ilustração servem muitas vezes de pretexto, e deixamos que seja o poema a indicar-nos o caminho.

Em março de 2013 o Homem do Saco recebeu Alberto Casiraghi e as Edizioni Pulcinoelefante para uma série de livros em conjunto com este editor. Embora tenhamos planeado oito livros, apenas conseguimos concluir quatro durante a estadia do Alberto: Disacusia Crustácea, de Luis Manuel Gaspar, Árvores, de Rui Miguel Ribeiro, Jugo, de Miguel Martins, e Negli Occhi Pungono, de Alberto Pimenta. Os restantes quatro, de Manuel de Freitas, Inês Dias, Rui Caeiro e David Teles Pereira, foram feitos a posteriori e criámos para eles a chancela Troppo Inchiostro, em homenagem a Alberto Casiraghi que bradava estas palavras em desespero (em português, significam algo como "demasiada tinta").

O Homem do Saco fará uma demonstração de impressão em tipografia de caracteres móveis, e não deixará de abusar da tinta.