Print E-mail
banner_codice_16

 

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal
Campo Grande, 83
1749-081 Lisboa
Portugal

Tel. 21 798 20 00
Fax 21 798 21 40
This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

 

 

O códice na BND

 

Um mês, um códice iluminado | programa


Folha de sala

 


 

 

iem



Os Livros de Coro quinhentistas de Soror Antónia:

o Antifonário L.C. 131

SEMINÁRIO | 10 set. '14 | 18h00 | BNP | Entrada livre

 

 

Décimo sexto encontro do ciclo de seminários "Um mês, um códice iluminado", iniciativa do Instituto de Estudos Medievais (IEM) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL) em parceria com a Biblioteca Nacional de Portugal.

 

O fundo de livros de coro da Biblioteca Nacional de Portugal é bastante vasto, constituído, sobretudo, por códices do século XVI, oriundos de diversas casas e ordens religiosas. Contudo, dentro da grande variedade de origens e estilos, destacam-se, neste fundo, alguns códices cuja iluminura se revela de características bastante próprias, associadas à produção monástica feminina.

O Antifonário Temporal com a cota L.C. 131 faz parte, com mais alguns códices, de um conjunto da autoria de “Soror Antónia, indigna serva do senhor” que se afasta, no seu modo de fazer, dos restantes exemplares que nos chegaram do Mosteiro de Nossa Senhora da Anunciada. Contrariamente aos ricos exemplares usualmente exibidos nas exposições de códices iluminados, este livro de coro apresenta um tipo de decoração diferente, mais regional, pessoal e afastada do trabalho dos grandes mestres.

A relevância da análise deste códice e, sobretudo, da sua divulgação ao público reside, não só, no conhecimento pouco aprofundado em que a iluminura monástica do século XVI ainda se encontra, como também na necessidade de compreender melhor o livro de coro enquanto objecto artístico e devocional. Este tipo de códice, que forma o grosso dos exemplares quinhentistas sobreviventes, requer uma análise que o contextualize enquanto parte de uma celebração multissensorial, onde a música, a palavra e a imagem se complementam.

 

 


A apresentação estará a cargo de Paula Cardoso (FCSH-UNL).