Versão para impressão Enviar por E-mail
banner_grandeguerra

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal

 

Informações

Serviço de Relações Públicas
Tel. 21 798 21 68

Fax 21 798 21 38
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

 

 

 

 

 

Diário da Grande Guerra : testemunhos portugueses

LANÇAMENTO | 30 junHO | 18h00 | Auditório BNP | Entrada livre

 

No ano em que se assinalam os 100 anos da eclosão da Primeira Guerra Mundial, a Biblioteca Nacional de Portugal empreende a tarefa de digitalizar e disponibilizar documentação da época relacionada com a participação portuguesa no conflito - livros, imprensa, iconografia, mapas, música impressa, espólios - com principal enfoque nos testemunhos dos portugueses que viveram de perto aqueles momentos da história.

sitegrandeguerra
O sítio web Diário da Grande Guerra: testemunhos portugueses será atualizado mensalmente, até novembro de 2018. Ao longo de cada mês, oferecerá as primeiras páginas dos jornais diários de há 100 anos, postais e cartazes da época, testemunhos do desenrolar dos acontecimentos ao longo de 1914-1918, oferecendo a visão portuguesa de um conflito que determinou uma viragem no mundo.

Esta sessão de lançamento conta com uma mesa redonda para debate do tema em que participarão os historiadores Aniceto Afonso e Margarida Magalhães Ramalho, e os jornalistas Rui Cardoso e Joaquim Vieira, que coordenará a sessão.

quartetosaxofonesBSMO evento encerrará com um momento musical pelo Quarteto de Saxofones da Banda Sinfónica do Exército, que executará o seguinte Programa:
Ouverture du Concerto en F | Vivaldi, A.,  Arr. Fourmeau, J Y
Prelude et Rondo Français | Vellones, Pierre
Second Suite for Military Band, Op.28, March | Holst, Gustav
Scherzo for Saxophone Quartet | Barker, Warren E.
Libertango | Piazzola, Astor

Constituição do Quarteto - Primeiro Sargento Bruno Peixoto (Sax Alto e líder), Soldado Hélio Ramalho (Sax Soprano), Soldado Ricardo Duarte (Sax Tenor) e Soldado Fábio Serrano (Sax Barítono).

Sobre a Banda Sinfónica do Exército
Herdeira das mais antigas tradições musicais do Exército Português, nomeadamente através das históricas Banda de Infantaria 1 e Banda de Caçadores 5, a Banda Sinfónica do Exército é instituída em 1988, por despacho de 25 de Março do Chefe do Estado Maior do Exército, General Firmino Miguel. Banda representativa do Exército, compreende instrumentistas de sopro, cordas e percussão com um quantitativo de cerca de 90 elementos, constituindo-se para além da Banda Militar, um Grupo de Música de Câmara, um Quinteto de Metais e um Quarteto de Saxofones, sendo seu actual Chefe o Major CBMus João Maurilio de Caires Basilio. Mais informação