Versão para impressão Enviar por E-mail
banner_kellenbenz

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal

 

Informações

Serviço de Relações Públicas
Tel. 21 798 21 68

Fax 21 798 21 38
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

 

Folha de sala

 

 

sel

 

 

 

rwwa

 

 

 

 

 

 

 

 

Hermann Kellenbenz (1913-1990): ao serviço da História

MOSTRA | 4 fev. - 1 mar. '14 | Sala de Referência | Entrada livre

CONFERÊNCIA por Torsten Arnold | 4 fev. '14 | 18h00 | Auditório | Entrada livre

 

No centenário do nascimento de Hermann Kellenbenz, a Biblioteca Nacional de Portugal (BNP) e a Associação Científica e Cultural Sapientia et Libertas,  com colaboração do Rheinisch-Westfälisches Wirtschaftsarchiv zu Köln, evocam o historiador alemão através de uma mostra documental onde se expõem documentos representativos da sua obra, sobretudo no que se refere às relações luso-alemãs, e de uma conferência de Torsten Arnold.


Hermann Kellenbenz nasceu a 28 de agosto de 1913 em Süssen (Baden-Württemberg, Alemanha). Inicia, após a Segunda Guerra Mundial, uma carreira universitária, lecionando História Moderna e Contemporânea e História Económica nas Universidades de Regensburg (1948-1950), de Würzburg (1952-1957), e de Nuremberga-Erlangen (1957-1960), colaborando com diversos historiadores, entre os quais Fernand Braudel (França), Arthur H. Cole e Frederic C. Lane (EUA), Virgínia Rau e A. H. de Oliveira Marques (Portugal). Durante os anos 60, foi professor de História na Universidade de Colónia e ao mesmo tempo diretor do Rheinisch-Westfälisches Wirtschaftsarchiv (Arquivo Económico da Região de Renânia-Vestefália, em Colónia). Regressa à Universidade de Nuremberga-Erlangen, em 1970, aí permanecendo até à reforma em 1983. Foi, então, nomeado diretor científico do Arquivo Fugger, situação que lhe permitiu aprofundar os seus estudos sobre a documentação portuguesa e espanhola, publicando, em 1990, a obra, em três volumes:  Die Fugger in Spanien und Portugal bis 1560.


Kellenbenz criou o Colóquio de História Económica e Social de Colónia (Kölner Kolloquien zur Internationalen Wirtschafts- und Sozialgeschichte) que, em finais dos anos 60 e início dos anos 70, pôs em contacto historiadores e investigadores de História Económica e Social Europeia. O primeiro Colóquio centrou-se nas relações económicas entre a Península Ibérica e os restantes estados europeus, durante os Descobrimentos, e no impacto dos novos mercados internacionais ligados pelas rotas comerciais marítimas. Estudou a expansão ultramarina portuguesa, à qual se referiu como um dos temas mais fascinantes de investigação histórica, e as relações económicas e sociais entre alemães e portugueses durante os séculos XVI a XVIII, tendo colaborado no Dicionário de História de Portugal, dirigido Joel Serrão, com entradas como Alemães em Portugal, Fuggers em Portugal, Imhoff, entre outras.


Hermann Kellenbenz morreu a 26 de novembro de 1990.