Print E-mail
banner_china_2grafismos

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal

 

Informações

Serviço de Relações Públicas
Tel. 21 798 21 68

Fax 21 798 21 38
This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

 

 

Chinese woodblock prints: A selection from the A. E. Maia do Amaral's collection (2003)

 

 

 

China: um país, dois grafismos

CONFERÊNCIA / LANÇAMENTO | 21 outubro | 18h00 | Auditório BNP | Entrada livre

 

dous-gigantes_capaConferência no âmbito da exposição, patente na BNP até 26 de outubro, que apresenta 43 gravuras de porta chinesas dos sécs. XVIII e XIX,  por A. E. Maia do Amaral, comissário e colecionador do material exposto.

Estas gravuras, muito populares na China, e impressas através de xilogravura, representavam geralmente guardiões armados e em pose ameaçadora. Sendo usualmente afixadas nos portões ou portas exteriores dos pátios, tinham por função afastar da casa espíritos e demónios.

Atendendo à novidade que representam as gravuras expostas, a conferência irá abordar o que distingue a arte gráfica popular da arte chinesa que todos conhecemos na Europa. Com efeito, apesar de tudo isso se passar no mesmo país, arte popular e arte erudita são aí dois mundos gráficos diferentes e, muitas vezes, opostos. Tão opostos e tão presentes como os dois sistemas económicos (socialismo e capitalismo) propostos para o país por Deng Xiaoping e a que se alude no título da conferência.

Serão apontadas algumas caraterísticas distintivas da arte popular chinesa, que o colecionador tentará depois evidenciar em visita guiada que fará à exposição Dous gigantes pintados cõ hus bastões nas mãos.

Na ocasião, será também apresentado o respetivo catálogo impresso, cuja edição foi possível com o apoio da Imperivm Portvs Cale, lda.


No cabeçalho:
Pormenor de [Yan Gun e Zhao Kuangyin] Foshan, prov. Guangdong din. Qing (1644-1911) negro e 4 cores, acabamento manual do fundo, 23×31 cm