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O Património Artístico das Ordens Religiosas: entre o Liberalismo e a Atualidade
CALL FOR PAPERS | até 31 outubro || COLÓQUIO | 20 / 21 fevereiro 2014 | Auditório BNP |
O Colóquio decorre do projeto de investigação financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, intitulado Eneias - A coleção de pintura da Biblioteca Nacional de Portugal: do resgate do património artístico conventual na implantação do Liberalismo ao estudo integrado de conservação e divulgação, desenvolvido em parceria pelo Instituto de História da Arte – Centro de Investigação da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e pela Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Tomar, com o apoio da Biblioteca Nacional de Portugal.
Neste encontro pretende-se refletir globalmente sobre as consequências da Extinção das Ordens Religiosas para o património artístico, em particular os bens móveis, no seu percurso até aos dias de hoje. Num caminho feito de destruição, mas também de conservação, procurar-se-á contribuir para o conhecimento da história dos primeiros museus portugueses, cujas coleções se formaram ou enriqueceram com os espólios outrora pertencentes às casas monásticas; bem como para a caracterização de ações de conservação e restauro do património móvel – tanto religioso, como civil - durante o século XIX e inícios do século XX, através dos protagonistas, das práticas de intervenção, dos conceitos e dos materiais então utilizados, de molde a concorrer para o estabelecimento dos seus princípios e para a avaliação dos seus efeitos sobre as obras de arte.
Conscientes de que a valorização, salvaguarda, fruição, e consequente sustentabilidade do património, implicam conhecer, mas também investir em formas apelativas, didáticas e inovadoras de interpretação e comunicação patrimonial, pelo uso das novas tecnologias, pretendemos que neste encontro se possa igualmente refletir sobre estes novos recursos, colocados à disposição de quem tem a responsabilidade de gerir o património.
Áreas Temáticas: 1 - A Extinção das Ordens Religiosas e a desamortização dos seus bens: os efeitos sobre o património artístico nacional. 2 - Primórdios da Museologia em Portugal. 3 - História da Conservação e Restauro do património móvel 4 - “Renovar”, “Recriar” “Ilustrar”: as Novas Tecnologias na exposição e divulgação do Património
Datas importantes: 31 outubro 2013 – Envio de resumos 30 novembro 2013 – Notificação de aceitação 31 janeiro 2014 – Submissão dos textos das comunicações
Os interessados deverão enviar um resumo, com o máximo de 500 palavras, descrevendo o conteúdo da comunicação, com indicação de um número máximo de 5 palavras-chave, para:
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Coordenação:
Clara Moura Soares (IHA/FLUL) Comissão Organizadora e Executiva: Clara Moura Soares, Rute Massano Rodrigues, Madalena Costa Lima (IHA/FLUL) António João Cruz, Carla Rego (EST/IPT) Comissão Científica: Prof. Maria João Neto, Presidente (FLUL) Prof. Alexandra Gago da Câmara (Universidade Aberta) Prof. Ana Calvo (Universidad Complutense de Madrid) Prof. Lúcia Rosas (FLUP) Prof. Nuno Correia (FCT/UNL) Prof. Raquel Henriques da Silva (FCSH/ UNL) Prof. Vítor Serrão (FLUL)
Cabeçalho: Pormenor de «Incêndio de Troia», [entre 1600 e 1650?], pintura a óleo sobre cobre de Diogo Pereira, 1570?-1658? (Colecção de Pintura da BNP) | http://purl.pt/23010
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