Versão para impressão Enviar por E-mail

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal

 

Informações

Serviço de Relações Públicas
Tel. 21 798 21 68

Fax 21 798 21 38
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

 

Pedro da Silveira no Arquivo de Cultura Portuguesa Contemporânea

 

 

 

casa_acores

 

 

Pedro da Silveira (1922-2003)

MOSTRA | 23 setembro - 1 outubro | Sala de Referência | Entrada livre

PALESTRA | 1 outubro | 18h00 | BNP | Entrada livre

 

pedro_silveiraAssinalando os 10 anos da sua morte, a BNP apresenta uma pequena mostra documental sobre Pedro da Silveira, poeta, crítico literário, tradutor e investigador, sobretudo de temas ligados à história, etnografia e cultura açorianas. É autor de várias obras de poesia entre as quais se contam A ilha e o mundo (1953), Sinais de Oeste (1962), Corografias (1985), Poemas ausentes (1999) e Fui ao mar buscar laranjas (1999), o primeiro volume da sua obra completa.

 

Com uma vasta colaboração dispersa por jornais e revistas nacionais e estrangeiros, Pedro da Siveira é  ainda autor de duas antologias de poetas açorianos, no prefácio de uma das quais – Antologia de poesia açoriana – do século XVII a 1975 (Lisboa: Sá da Costa, 1977) – ensaia uma tentativa de autonomia da literatura daquele arquipélago das restantes literaturas de expressão lusófona.

 

A sua poesia manteve sempre uma forte ligação ao solo açoriano, não deixando, porém, de dialogar, cultural e poeticamente, com «as ilhas todas do mundo». Foi um dos promotores da elaboração da Enciclopédia açoriana e preparava uma História da literatura açoriana quando faleceu. Integrou, até 1974, o conselho de redação da Seara Nova, tendo sido, até 1992, funcionário da Biblioteca Nacional, da qual foi diretor dos Serviços de Investigação e de Atividades Culturais.

 

Além da mostra, a BNP organiza, em conjunto com a Casa dos Açores, uma sessão evocativa com intervenções de Eduíno de Jesus, Luiz Fagundes Duarte, João Soares e Onésimo Teotónio Almeida, que conta com a presença da Presidente da Assembleia Legislativa Regional dos Açores, Ana Luísa Luís.