Versão para impressão Enviar por E-mail

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal

 

Informações

Serviço de Relações Públicas
Tel. 21 798 21 68

Fax 21 798 21 38
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

 

Chinese woodblock prints: A selection from the A. E. Maia do Amaral's collection (2003)

 

 

Consultar folha de sala

 

Dous gigantes pintados cõ hũs bastões nas mãos: gravuras chinesas de porta

MOSTRA | 30 julho - 26 outubro | Galeria do Auditório | Entrada livre

 

No âmbito da comemoração dos 500 anos de relações entre Portugal e China, a BNP apresenta uma exposição com 43 gravuras de porta chinesas dos sécs. XVIII e XIX da Coleção de A. E. Maia do Amaral. Estas gravuras, muito populares na China, e impressas através de xilogravura, representavam geralmente guardiões armados e em pose ameaçadora. Sendo usualmente afixadas nos portões ou portas exteriores dos pátios, tinham por função afastar da casa espíritos e demónios.

A exposição apresenta quatro núcleos: Gravuras de portões exteriores, Gravuras de portas de estábulos, Gravuras de portas interiores e Gravuras para ocasiões especiais. Por sua vez, as gravuras de portas interiores destinavam-se a atrair coisas propícias, tais como a riqueza, a sorte ou a felicidade. São ainda produzidas gravuras específicas para os períodos de luto, para o casamento e para as portas dos quartos dos recém-casados.

No cabeçalho:
Pormenor de «A harmonia produz riqueza» (Yi tuan he qi), um «sempre-em-pé», cuja mensagem é a de que «a harmonia produz bem-estar» ou a «boa-vontade atrai a Felicidade», 32x21 cm, in Dous gigantes pintados cõ hũs bastões nas mãos: gravuras chinesas de porta dos séculos 18 a 20 da coleção de A. E. Maia do Amaral (no prelo)