Versão para impressão Enviar por E-mail
Fotografia de Eça de Queirós e Jaime Batalha Reis

 

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal
Campo Grande, 83
1749-081 Lisboa
Portugal

Tel. 21 798 20 00
Fax 21 798 21 40
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

 

A partitura na BND

 

Sítio web

Eça de Queirós 1845-1900

 

 

 

 

Editorial Caminho

A Morte do Diabo, um inédito de Eça de Queirós

LANÇAMENTO | 18 junho | 18h30 | Auditório BNP | Entrada livre


diaboComposta em 1869, e conhecida até há pouco tempo apenas por referências dispersas da época, A Morte do Diabo é uma opereta cómica da autoria de Eça de Queirós e Jaime Batalha Reis, com música de Augusto Machado, em que os demónios, aborrecidos com a vida no inferno, preferiam antes o Chiado...


Os originais manuscritos desta opereta inédita e inacabada, agora publicada pela Editorial Caminho, pertencem ao acervo da BNP mas não se encontravam completamente identificados, em particular a partitura, constante do espólio daquele compositor. A obra, que apresenta as transcrições do libreto e da partitura, respetivamente da responsabilidade de Irene Fialho e de José Brandão, com a colaboração de Diniz Duarte Silva, inclui ainda estudos de Irene Fialho e Mário Vieira de Carvalho.


Com a apresentação do livro a cargo de Carlos Reis, a sessão de lançamento contará ainda com a execução de excertos musicais de Augusto Machado para A Morte do Diabo, por Sara Afonso (soprano) e José Cachado (tenor), com José Brandão ao piano.