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Gravura (fragmento) de Luís António Verney

 

 

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal
Campo Grande, 83
1749-081 Lisboa
Portugal

Tel. 21 798 20 00
Fax 21 798 21 40
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Horário de Verão

2.ª-6.ª : 9h30-17h00

Sábado encerrada

 

 

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Tricentenário do nascimento de Luís António Verney (1713-1792)

EXPOSIÇÃO | 23 maio - 16 agosto | Sala de exposições - Piso 3 | Entrada livre

CONFERÊNCIA Luís António Verney: Portugal e a Europa no século XVIII | por Zulmira Santos | 11 julho | 18h00 | Auditório | Entrada livre

EXPOSIÇÃO | Reaberta de 16 a 21 de setembro por ocasião do Congresso

 

Assinalando os 300 anos do nascimento de Luís António Verney, a exposição percorre a vida de um dos maiores vultos do Iluminismo em Portugal, através de diversos núcleos temáticos: Verdadeiro método de estudar; Sonhos de reforma; Um oratoriano em Roma; A gramática e a filologia como filosofia; Do conhecimento da física e da metafísica; e Estudos sobre Verney, apresentando, entre outras, gravuras do próprio Verney, dos locais onde viveu, do fundador da Congregação do Oratório, S. Filipe Néri, do rei D. João V, que o encarregou da reforma do ensino; livro antigo, incluindo algumas das suas obras mais relevantes, com várias primeiras edições; manuscritos originais autógrafos; bem como alguma da bibliografia mais relevante sobre Verney e a sua obra.

verney_ea-4-a«Luís António Verney (Lisboa, 1713 - Roma, 1792). Nasceu a 23 de Julho de 1713 em Lisboa e faleceu em Roma em 1792. Nome maior das Luzes portuguesas é autor, entre muitas outras obras, do justamente célebre e ao tempo muito polémico Verdadeiro método de estudar (1746), obra que pode ser considerada como o mais organizado ideário programático da difusão do iluminismo em Portugal.

 

Tendo efetuado os primeiros estudos no Colégio jesuíta de Santo Antão, Luís António Verney foi também aluno dos oratorianos, entre 1727 e 1730, tendo obtido o grau de licenciado pela Universidade de Évora em 1733. Por razões ainda hoje não completamente esclarecidas, fixou-se em Roma, aos 23 anos, desenvolvendo uma intensa atividade intelectual que o conduziu à produção de um conjunto notável de obras redigidas em Português e em Latim, de que podem destacar-se, para além do já citado Verdadeiro método de estudar para ser útil à República e à Igreja proporcionado ao estilo e necessidade de Portugal (1746), cujo título convoca um verdadeiro programa de intervenção: De re logica ad usum lusitanorum adolescentium libri sex (1751); De re metaphysica ad usum lusitanorum adolescentium libri quatuor (1753); De re physica ad usum lusitanorum adolescentium (1758); Grammatica latina tratada por num methodo novo claro e fácil (1758).

 

verney_sc-50679-vEnquadrado no sistema eclético do seu tempo, Luís António Verney acolheu a Física Experimental, sobretudo na dimensão newtoniana, e proclamou-se adepto da lógica natural, colaborando nas duas maiores polémicas das décadas de 40-50 do século XVIII, a da Filosofia Moderna e a da Gramática Latina, que acabaram por opor Jesuítas a Oratorianos. Travados com alguma violência verbal, que folhetos defensores de posições antagónicas estimulavam, estes debates contribuíram para a redefinição do sistema de ensino que a reforma pombalina do ensino acabará por consagrar, depois da expulsão da Companhia de Jesus, em 1759. As severas críticas de Verney ao ensino do Latim centrado, ainda que com referências a outros textos, na obra do P. Manuel Álvares S. J., Emmanvelis Alvari è Societate Jesu de Institvtione Grammatica Libri Tres (1572), de larga fortuna editorial em toda a Europa e mesmo na China, no Japão e na Rússia, espelham uma ampla discussão que se centrou essencialmente na utilização do Português como veículo de aprendizagem da língua de Cícero, sublinhando a ideia de que tal metodologia permitiria um ensino mais rápido e mais fácil: «Quando entrei neste Reino e vi a quantidade de cartapácios e artes que eram necessárias para estudar somente a Gramática, fiquei pasmado […] Sei que em outras partes onde se explica a Gramática de Manuel Álvares, também lhe acrescentam algum livrinho; mas tantos como em Portugal, nunca vi. […] E parece-lhe a V. P. pouca matéria de admiração, quando tudo aquilo se pode compreender em um livrinho em 12.ª e não muito grande?» (Verdadeiro metódo de estudar. Ed. A. Salgado Júnior, Lisboa: Sá da Costa, 1950).

 

Para Verney, a pubblica felicità e o Progresso dos Povos, que emblematicamente coagulam as orientações fundamentais dos diferentes itinerários das Luzes, representavam não apenas a reforma dos estudos, no sentido dos programas e das práticas pedagógicas, mas também um projeto global de renovação da epistemologia, dos costumes e da ética, numa visão integradora do mundo e do homem.»

 

Zulmira Santos