Print E-mail
banner_compositores

 

 

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal
Campo Grande, 83
1749-081 Lisboa
Portugal

Tel. 21 798 20 00
Fax 21 798 21 40
This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

 

 

Conversas com Compositores:

 

Sílvia Mendonça e Tiago Cabrita

 

Daniel Moreira e Nuno da Rocha

 

 

 

mpmp

 

 

 

 

 

 

 

Diogo Novo Carvalho e Igor C. Silva

CONVERSAS COM COMPOSITORES | 2 março | 16h00 | Sala de Projeções BNP | Entrada livre


Iniciativa conjunta da BNP com o mpmp - movimento patrimonial pela música portuguesa, Conversas com Compositores iniciou-se em 2012 e pretende ser uma série de encontros com jovens compositores, dos quais este é o terceiro.

 

 

compositores_carvalho_diogoDiogo Novo Carvalho (1986)


Iniciou os seus estudos musicais, na Escola de Música e Dança Alberta Lima, na classe de piano. Em 2004 terminou o ensino complementar de música na Escola de Música Óscar da Silva onde completou a cadeira de piano com a professora Anabela Santos e de composição com o professor Fernando Valente. Na Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo do Porto, trabalhou composição com os professores Filipe Vieira, Dimitris Andrikopoulos e Fernando Lapa; e música electrónica com os professores Carlos Guedes, Gustavo Costa, Rui Dias e Filipe Lopes.

 

Participou em vários workshops: de composição com Amílcar Vasques Dias, Magnus Lindberg, Kaija Saariaho, Emmanuel Nunes, Pascal Dusapin e recentemente participou no 16th International Summer Symposium of Composition and Multi Percussion, na República Checa, onde trabalhou com Ivo Medek, Jeff Beer e Tomas Ondrusek; em Master Classes de piano com os professores Álvaro Teixeira Lopes, Jaime Mota, Miguel Borges Coelho e Rodolfo Rubino.

 

Em Setembro de 2008, a sua obra Letifico Innocens foi premiada com a medalha de Ouro no VI Concurso de Composição de Volos (Grécia), obteve ainda o 1º prémio no Festival Internacional InterArtia 2008, na categoria de composição para orquestra sinfónica. Em Dezembro desse mesmo ano foi eleito “Artist of the Year 2008” pela International Art Society of Greece. No mês de Maio de 2009 e agora como intérprete, recebeu uma menção honrosa no 2º Concurso Internacional de Piano da Cidade da Guarda.

 

No mesmo ano, Twelve Gardens nº 1, 2 e 3, foram estreadas no Festival de Outono da Universidade de Aveiro, pela pianista Nancy Lee Harper. Em 2010, colaborou com o fotógrafo Luís Reina na exposição Encruzilhadas – Dez Séculos de Civilização Clássica. 2011 viu nascer as obras: Ondas de Memória selecionada para leitura do Remix Ensemble Casa da Música, dirigida por Peter Rundel e Sunyata selecionada para leitura da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, dirigida por Iker Sanchez. Nesse mesmo ano foi finalista do International Music Prize for Excellence in Composition 2011, com a obra Rudá, para soprano e ensemble. Em 2012 foi finalista do Musica Domani Prize 2012, com a obra In Dialogue, para flauta solo.

 

Atualmente frequenta o último ano do Mestrado em Composição e Teoria Musical da ESMAE, sob a orientação de Eugénio Amorim.

 


compositores_silva_igor_cIgor C. Silva nasceu em 1989 no Porto.

Igor C. Silva licenciou-se em composição na Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo (ESMAE) em 2011, frequentando actualmente o Mestrado em Composição e Teoria Musical, tendo trabalhado até à data com professores como Fredrick Gifford, Fernado Lapa, Dimitris Andrikopoulos, Eugénio Amorim e Carlos Guedes. Frequentou também seminários com Magnus Lindberg, Jonathan Harvey, Pauline Oliveros, Kaija Saariaho, Wolfgang Mitterer, Betty Olivero, Marko Ciciliani, Bruce Pennycook, Pascal Dusapin entre outros.


Em Abril de 2009 viu a sua obra Sombra de uma Memória, para ensemble, apresentada num workshop com o Remix Ensemble, dirigida por Peter Rundel. Chouette!, para flauta, violoncelo e piano, foi estreada em Setembro de 2009 em Austin (EUA). Foi também apresentada em Outubro de 2009 na Casa da Música, no “Future Places Festival”, e em Dezembro no Conservatório de Música do Porto.

Em Maio de 2010 participou no projecto europeu “Sound Art In City Spaces”, onde realizou uma instalação/performance no Porto, juntamente com vários artistas estrangeiros.


Ganhou o 1º Prémio do "2º Concurso de Composição Casa da Música/ESMAE", com Terminus, para Viola e electrónica em tempo real, estreada em Abril de 2010 na Casa da Música por Trevor McTait, violetista do Remix Ensemble. Ganhou também o 1º Prémio do “5º Concurso Internacional de Composição da Póvoa de Varzim” com FlipBook, para quinteto e electrónica, estreada em Julho de 2010 pelo Sond’Ar-te Electric Ensemble, dirigido por Pedro Amaral, no “Festival Internacional da Póvoa de Varzim”.


Integra actualmente o projecto “Ensemble343”, grupo de música improvisada e electrónica, como guitarrista e controlador de electrónica, trabalhando também regularmente com solistas, grupos de Jazz e ensembles, dedicando uma parte da sua actividade musical e composicional à improvisação e performance interactiva com electrónica e meios multimédia como vídeo e luz, enquanto compositor e performer.

 

Em Maio de 2011 foi seleccionado para o “1º Fórum Internacional de Jovens Compositores do Sond’Ar-te Electric Ensemble” em Lisboa, com a obra FlipBook, dirigida por Pedro Neves. Em 2012 foi o Jovem Compositor em Residência na Casa da Música, tendo recebido várias encomendas, trabalhando com grupos como a Orquestra Sinfónica do Porto, Remix Ensemble entre outros.