Print E-mail
banner_architecture

 

 

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal
Campo Grande, 83
1749-081 Lisboa
Portugal

Tel. 21 798 20 00
Fax 21 798 21 40
This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

 

 

 

cost

 

ciaud

 

 


 

 


 

 

Colonial Cities. Between Development and Political Control

CONFERÊNCIA | 18 fevereiro | 18h30 - 19h45 | Auditório BNP | Entrada livre


Key-note Lecture pelo Prof. Diogo Ramado Curto (FCSH-UNL), no âmbito do 3º Workshop Anual Dissonant architectural heritage in the postcolonial age. On the changing perceptions of “colonial” architecture in recent decades, a decorrer em Lisboa entre 18 e 20 fevereiro.

Com programa de Johan Lagae, Mercedes Volait e Madalena Cunha Matos, o Workshop enquadra-se no projecto internacional COST Action IS0904 - European Architecture beyond Europe: Sharing Research and Knowledge on Dissemination Processes, Historical Data and Material Legacy (19th-20th centuries), apoiado pela European Cooperation in the field of Scientific and Technical Research.

architectureO projecto COST ‘Arquitectura Europeia fora da Europa’ propôs-se por objectivo gerar um conhecimento mais amplo da difusão da arquitectura europeia em todo o mundo por via dos impérios durante os séculos XIX e XX. Nele presta-se especial atenção aos seus vectores de acção, aos seus mecanismos, às suas retóricas e à sua materialização, numa ampla gama de contextos geográficos e linguísticos, que implicam tanto ambientes ocidentais como não-ocidentais.

O projecto parte da premissa de que o modelo colonial de difusão bilateral (metrópole–colónia) representa apenas uma faceta de uma história mais vasta. Combinando a metodologia da história da arquitectura com os contributos obtidos pelos saberes específicos das area studies, a projecto visa mapear e analisar padrões de disseminação mais complexos e redes de relações que ultrapassam as fronteiras e os limites convencionais.

Por outro lado, o projecto poderá contribuir para renovar os métodos de investigação das ciências históricas, ao utilizar e testar as novas tecnologias de informação para recompilar, compartir e visualizar os dados. O projecto reúne investigadores tanto europeus como não europeus,  e organiza-se em quatro eixos temáticos principais, cada um dos quais é dinamizado por um grupo de trabalho específico.