Versão para impressão Enviar por E-mail
banner_castrati

 

 

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal
Campo Grande, 83
1749-081 Lisboa
Portugal

Tel. 21 798 20 00
Fax 21 798 21 40
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

 


 

 

Os castrati na corte portuguesa

CONFERÊNCIA | 26 fevereiro | 18h00 | Auditório BNP | Entrada livre


castrati_m-1559-pA presente palestra tem como objetivo trazer à luz esclarecimentos sobre os castrati italianos (cantores castrados) que viveram e trabalharam em Lisboa durante o século XVIII.

Os castrati estiveram presentes na vida musical europeia durante cerca de 230 anos nos palcos europeus e ainda mais tempo no seio da Igreja Católica, cerca de 422, exercendo um imensurável impacto na música vocal entre os séculos XVI e final do século XIX, nomeadamente no desenvolvimento da ópera e na evolução da técnica vocal.

No século XVIII, com o processo de italianização da música em Portugal encontramos várias referencias aos castrati italianos e indícios de sua influencia na Capela e Corte Real Portuguesa. A presente comunicação tem como objetivo trazer à luz esclarecimentos sobre os castrati italianos que viveram e trabalharam em Lisboa.

Nessa palestra serão analisadas os libretos e partituras que se encontram salvaguardados na Biblioteca Nacional de Portugal.

Kristina Augustin é Mestre em Artes pela Unicamp, especializou-se em viola da gamba na Schola Cantorum Basiliensis e diplomou-se pelo Birmingham Conservatoire. É autora do livro Um Olhar sobre a Música Antiga. Pelo seu trabalho de difusão da Viola da Gamba no Brasil, foi citada no dicionário Novo Aurélio, verbete “viola da gamba” e “gambista” e no Dicionário Biográfico de Música Erudita Brasileira de Olga Cacciatore, assim como foi agraciada com a Moção de Aplausos da Câmara Municipal de Niterói. Coordena o curso de Extensão em Música na Universidade Federal Fluminense (RJ) e cursa o doutoramento em Música na Universidade de Aveiro.