Versão para impressão Enviar por E-mail
banner_enumerate3

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal

 

Informações

Serviço de Relações Públicas
Tel. 21 798 21 68

Fax 21 798 21 38
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 


ENUMERATE - Estatísticas sobre digitalização do património cultural europeu : questionário em linha

NOTÍCIA  | Fevereiro 2012

 

enumerateA Biblioteca Nacional de Portugal (BNP) está a coordenar a participação portuguesa no Projeto Enumerate (2011-2013), que visa a criação de uma base de referência para a recolha e análise estatística de dados sobre a digitalização, o acesso e a preservação digital do património cultural europeu. O primeiro questionário Enumerate está disponível online até ao final de fevereiro. Participe!

O Projeto Enumerate é liderado pelo Collections Trust (Reino Unido), sendo constituído por um consórcio de 10 parceiros, que nos próximos anos coordenarão o lançamento de um conjunto de inquéritos para a recolha em larga escala de dados estatísticos, que permitam análises mais abrangentes e fiáveis das atividades de digitalização desenvolvidas pelos organismos europeus com responsabilidades no âmbito do património cultural.

Os resultados do Projeto Enumerate serão publicados numa plataforma de dados abertos, de modo a ser possível a respetiva consulta e reutilização por parte da Comissão Europeia e de todas as entidades interessadas, podendo nomeadamente ser utilizada como base fiável para a tomada de decisões estratégicas sobre investimentos em atividades de digitalização.

Até ao próximo dia 1 de março, milhares de instituições na União Europeia responderão ao inquérito, esperando-se também a participação das bibliotecas, arquivos e museus portugueses.

O Projeto Enumerate baseia-se no trabalho desenvolvido no Projeto Numeric (2007-2009), que definiu a metodologia base para a recolha e análise de dados estatísticos sobre digitalização de património cultural. Também contou com a participação de Portugal, estando os resultados disponíveis online.