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Horário:

2.ª - 6.ª: 9h30-19h30
sábado: 9h30-17h30

 

Visitas guiadas por Jorge dos Reis
Maio: sextas 4/25, quinta 31 | 11h00
(sujeitas a Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar )

 

Três movimentos da letra. O desenho da escrita em Portugal na Livraria Online

 

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Três movimentos da letra. O desenho da escrita em Portugal

EXPOSIÇÃO | 12 Março - 30 Junho | Galeria Piso 1 | Entrada livre

LANÇAMENTO CATÁLOGO | 13 Abril | 18h13 | Galeria Piso 1 | Entrada livre

 

 

letra_barataEsta exposição, preparada por Jorge dos Reis, pretende determinar as três áreas artísticas que fazem uso da letra: a caligrafia, a poesia tipográfica e as artes plásticas. Dentro de cada uma destas áreas seleccionam-se quatro autores que possam revelar as estratégias tipográficas e caligráficas aplicadas no processo de construção da obra e que permitam um entendimento do desenho da escrita em Portugal.

A primeira parte, denominada Criação e Normalização Caligráfica, inicia-se com o estudo da evolução da escrita que conduzirá a uma estabilização de um conjunto de estilos caligráficos convencionados. Uma cronologia da caligrafia em Portugal permite fazer a transição para a caligrafia no nosso país onde são estudados os manuais caligráficos de Manuel Barata, Manuel de Andrade de Figueiredo, António Jacinto de Araújo e Joaquim José Ventura da Silva. letra_tavares

Libertação e Experimentação Tipográfica constituem a segunda parte do estudo iniciando-se com uma análise gráfica e histórica da notação musical, permitindo a observação consequente da partitura primitiva do século ix em contraponto com a notação linguística da fonética. Enquadram-se um conjunto de cinco obras paradigmáticas da, denominada, notação tipográfica que irá permitir consolidar o conceito de poesia tipográfica aplicado a determinadas obras de Ernesto Melo e Castro, Salette Tavares, Américo Rodrigues e Manuel Portela.

A designação Expressão e Conceptualização da Letra aplica-se à terceira parte da investigação que se inicia com um estudo em torno letra_vieiradas primeiras utilizações da tipografia no campo das artes plásticas onde o cartaz servia de suporte para a sua visualização. De forma sequencial são três autores que vão consolidar a utilização da tipografia no universo das artes plásticas: Picasso, Klee e Duchamp. Este último vai espoletar, na época contemporânea, quatro conceitos de abordagem denominados stencil tipográfico, escrituralismo tipográfico, design tipográfico e luz tipográfica que serão aplicados na análise de um conjunto de obras de João Vieira, António Sena, João Louro e João Penalva.

A exposição é acompanhada de catálogo em três volumes, com o mesmo título e da autoria de Jorge dos Reis, disponível através da Livraria Online.