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Manuscrito Variações para Bandolim, de David Perez (1711-1778) doado à BNP


perez_folha_rostoNo ano em que se comemoram os 300 anos do nascimento de David Perez, napolitano setecentista que residiu longos anos em Portugal, a BNP recebeu do Prof. David Cranmer a doação dum manuscrito musical daquele compositor, datado de 1773 e que constitui a mais antiga fonte portuguesa conhecida de música para bandolim.


A forma de variações não era, na época, um género muito comum para o bandolim e, até à data deste manuscrito, apenas se conheciam as edições de dois conjuntos de trinta variações da autoria do compositor napolitano Leoné, em 1761 e 1767, o que coloca este conjunto de 128 Variações de Perez, numa escala inteiramente diferente. Algumas destas Variações tiveram a sua estreia moderna, pela Academia dos Renascidos, no passado dia 28 de Junho, no auditório da BNP.

Compositor sobretudo de opere serie italianas e música sacra, Perez foi contratado por D. José I, em 1752, como professor de música de Suas Altezas Reais as Infantas de Portugal, às quais, ao que tudo indica, se destinavam estas Variações. A isso faz referência directa o manuscrito, em cuja página de rosto se descreve o compositor como Maestro delle LL. RR. AA. [Loro Reali Altezze] La Serenissima Signora Principessa Del Brasile ed Infante di Portugallo ou seja, «Mestre das Suas Altezas Reais A Sereníssima Senhora Princesa Do Brasil e Infantas de Portugal». Em 1773, a data do manuscrito e provavelmente também a da composição, era Princesa do Brasil e herdeira do trono a futura D. Maria I. O termo Infante (Infantas) no plural, referir-se-á a todas as princesas e não apenas às duas mais velhas, para as quais este título era mais estritamente reservado.

A partitura, composta por 32 fólios manuscritos frente e verso a uma só mão e com as linhas dos pentagramas desenhadas a rastro, foi adquirida pelo Prof. David Cranmer em 1997 num alfarrabista de Lisboa que, por sua vez, a terá comprado a um vendedor alemão. Apresenta, na página de rosto, marca de posse de Joaquim de Vasconcelos, musicógrafo e historiador, autor, entre outras obras, de Os Musicos Portuguezes (Porto: Imprensa Portugueza, 1870), o primeiro dicionário biográfico de músicos portugueses. Tanto a encadernação de época, em pele vermelha com motivos florais gravados a ouro nas pastas e lombada, comparável a muitos outros volumes da Biblioteca Real, hoje conservada sobretudo na Biblioteca da Ajuda, como a elegância da página de rosto e o cuidado da escrita musical, sugerem proveniência de alguém importante.