Versão para impressão Enviar por E-mail
banner_branco_rodrigues

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal


Tel. 21 798 20 00
Fax 21 798 21 40
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

Informações:

Serviço de Relações Públicas
Tel. 21 798 21 68 / 21 38
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

 

Prémio Branco Rodrigues 9.ª edição 2008-2010: Anúncio

 

 

 


Prémio Branco Rodrigues 2011

Sessão pública de entrega do Prémio | 18 out. 2011 | 15h00  | Sala do Conselho | Entrada livre

 

branco_rodriguesTeve lugar a 18 de Outubro, na Biblioteca Nacional de Portugal, a Sessão Pública de Entrega do Prémio Branco Rodrigues (2008-2010).

Administrado pela Biblioteca Nacional de Portugal,  o Prémio Branco Rodrigues foi instituído no ano de 1976 pela Comissão Pró-Cinquentenário da Morte de Branco Rodrigues com o intuito de estimular, entre os deficientes visuais, o interesse pela actividade científica e literária, distinguindo o autor do melhor trabalho publicado em cada triénio.

Para o triénio 2008-2010, o Júri do Prémio foi constituído por:  Drª Inês Pedrosa (Presidente), Drª Luisa Ducla Soares (Vogal) e Dr Francisco Carvalho (Vogal).


À entrega do prémio seguiu-se a Conferência José Cândido Branco Rodrigues e o Ensino de Cegos. Um programa de Educação Inclusiva na transição de Oitocentos em Portugal, apresentada pela Drª Maria do Céu Alves. Na ocasião, foi ainda assinado o Termo de Doação do Espólio de Branco Rodrigues à BNP, pelo seu bisneto, Dr. Luís Filipe Branco Rodrigues Leitão.

 

José Cândido Branco Rodrigues (1861-1926), nascido no seio de uma família da alta burguesia lisboeta, foi, em Portugal, pioneiro no estabelecimento de condições que tornassem possíveis a escolarização, a preparação profissional e intelectual dos deficientes visuais e a sua progressiva inclusão social. Criou o Jornal dos Cegos (1895-1920), ajudou a fundar a Associação Promotora do Ensino dos Cegos (1888), onde introduziu o ensino do Braille, contribuiu fortemente para a aprovação da legislação que oficializou o ensino dos cegos em Portugal (1894) e fundou várias instituições pioneiras para o ensino destes: em Lisboa, o Instituto de Cegos Branco Rodrigues (1900); no Porto, o Instituto S. Miguel (em 1903); em Castelo de Vide, as Oficinas Branco Rodrigues. A ele se devem também as primeiras impressões em Braille feitas no país.

 

Maria do Céu Garcia dos Reis Loureiro Alves
Licenciada em Educação Especial pela Escola Superior de Educação Jean Piaget, Mestre em  História da Educação e da Pedagogia, pelo Instituto de Educação da Universidade do Minho, e doutoranda em História da Educação, no Instituto da Educação na Universidade de Lisboa, tendo em desenvolvimento uma tese no domínio da História da Educação Especial, em Portugal, no período de 1823 a 1926, com a temática “ A Educação Especial e a Modernização Escolar. Das estratégias de diferenciação pedagógica de Pedro Aron Borg e de José Cândido Branco Rodrigues às Tecnologias de Informação e Comunicação”.