Versão para impressão Enviar por E-mail
banner_artis

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal


Tel. 21 798 20 00
Fax 21 798 21 40
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

Informações

Serviço de Relações Públicas
Tel. 21 798 21 68

Fax 21 798 21 38
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

 

Descarregar Ficha Técnica / Índice


ARTIS : Revista do Instituto de História da Arte, N.º 9-10, 2010/2011

LANÇAMENTO | 22 Setembro | 18h00 | Auditório da BNP | Entrada livre

 

artis É lançado o nº 9/10 da ARTIS - Revista do Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, relativo a 2010-2011, que reúne vinte e três estudos de investigação histórico-artística, portuguesa e internacional, bem como a súmula das actividades desenvolvidas (projectos, dissertações, protocolos e outras acções). A apresentação estará a cargo de Pedro Dias, Director-Geral da BNP, e  contará com intervenções de António Feijó, Director da Faculdade de Letras, e de Vitor Serrão, Director da ARTIS.

 

Destaca-se, entre os artigos, o grande texto de Sylvie Deswarte-Rosa sobre a obra do diplomata e connoisseur oitocentista Conde Raczynski. Os estudos congregam o objectivo de lançar bases de conhecimento, reforçar elos comparatistas, analisar de percursos criativos, avaliá-los à luz da componente histórica, estética, iconográfica e iconológica, num esforço de afirmação da História da Arte como disciplina científica dotada de um corpo doutrinal e de um tecido metodológico com reforço na prática pluri-disciplinar.

 

O Instituto de História da Arte, unidade I&D da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, prossegue o caminho da investigação especializada, da pesquisa inter-disciplinar e da formação universitária (revalorizada em anos recentes a nível da licenciatura e pós-graduações, com substancial número de mestres e doutores). Neste espaço de afirmação científica em que o Centro de História da Arte (IHA-UL) se vem consolidando, as suas capacidades de intervenção estimam-se através de vários projectos de investigação científica, nacionais e internacionais, bem como projectos bilaterais, planos de inventário e de recuperação patrimonial, cursos de formação, etc.


Encaramos a renovação da ARTIS como essencial para que funcione com renovado pendor atractivo, permutação activa com revistas estrangeiras do mesmo âmbito histórico-artístico e uma crescente afirmação no mercado internacional na área das Universidades, Museus e instituições de Conservação e Restauro e, de um modo geral, em prol do Património Cultural. Entre as actividades noticiadas, merece especial referência, pela sua importância, o congresso internacional A Herança de Santos Simões. Novas Perspectivas para o Estudo da Azulejaria e da Cerâmica, organizado pela senhora Doutora Susana Varela Flor (da Rede Temática em Estudos de Azulejaria e Cerâmica João Miguel dos Santos Simões), que decorreu na Reitoria da Universidade de Lisboa em Outubro passado. A integração da dezena de investigadores dessa Rede Temática (RTEACJMSS) no IHA da Faculdade de Letras permitiu, entretanto, que diversos projectos de estudo, salvaguarda e inventariação da Azulejaria tenham sido levados a cabo, através de projectos da FCT em curso de execução, com coordenação da Doutora Susana Flor e da Mestre Rosário Salema de Carvalho.


Cumpre manifestar reconhecimento às pessoas e entidades que apoiaram a edição deste nº duplo da revista, desde a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Fundo de Apoio à Comunidade Científica-FACC)  à Direcção da Faculdade de Letras, e ao banco Montepio, sem cujo apoio este número duplo de ARTIS não teria sido viabilizado dentro dos prazos estabelecidos, e ainda à empresa Sersilito, que a executou.