Versão para impressão Enviar por E-mail
banner_alexandre_herculano

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal


Tel. 21 798 20 00
Fax 21 798 21 40
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

Informações

Serviço de Relações Públicas
Tel. 21 798 21 68

Fax 21 798 21 38
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 


Colecção de Alexandre Herculano na BNP

 

alexandre_herculano_thumbNo ano em que se celebra o bicentenário do nascimento de Alexandre Herculano (1810-1877), a Biblioteca Nacional de Portugal (BNP) deliberou criar, no seu Arquivo de Cultura Portuguesa Contemporânea (ACPC), uma colecção documental exclusivamente referente ao autor de A Voz do Profeta, marco do Romantismo na Cultura Portuguesa.

Esta decisão - que também se reveste de carácter simbólico - permite concentrar numa mesma colecção a maioria da documentação esparsa que a BNP foi adquirindo ao longo de mais de um século e que se encontrava dispersa por diversas colecções da sua Divisão de Reservados.

De Alexandre Herculano de Carvalho Araújo, o ACPC integrava já, na sua colecção de manuscritos – em que se reúnem documentos avulsos adquiridos consoante as oportunidades, designadamente as proporcionadas pelo mercado livreiro – um conjunto epistolar em que Herculano ora é emissor ora destinatário, salientando-se, entre os seus correspondentes, Silva Leal, Francisco Freire de Carvalho, Rodrigo José de Lima Felner, Rodrigo Vicente de Almeida, Manuel de Portugal e Castro, Francisco Joaquim Maia, seu amigo político, bem a sua editora, a Casa Bertrand.

Foram integrados na Colecção de Alexandre Herculano 23 manuscritos avulsos, quase todos autógrafos, provenientes da Área de Manuscritos, nomeadamente correspondência, documentos particulares e de função e manuscritos literários como Scenas de um ano da minha vida: poesia e meditação [ca 1832]. Por razões que se prendem com o respeito pela proveniência e com a manutenção da integridade das colecções já existentes, a documentação respeitante a Herculano manter-se-á nos códices factícios organizados por José António Moniz, em finais do século XIX, e no Arquivo de João José de Mendonça Cortez (1836-1912), político, historiado e colaborador do autor de História da origem e estabelecimento da Inquisição em Portugal.

A Colecção de Alexandre Herculano passa, pois, a reunir 59 documentos, dos quais 36, incluindo as aquisições recentes (2008-2009), que se encontravam na sector de manuscritos avulsos do ACPC e 23 na Área de Manuscritos.           

A BNP apresentará, até final do ano, um sítio Web dedicado a Alexandre Herculano que reunirá não só todos os manuscritos integrados na Divisão de Reservados, independentemente das colecções a que pertençam, como documentação existente na Biblioteca da Ajuda, de que o historiador foi director por um longo período a convite do rei D. Fernando II. Acresce que a obra impressa, bem como a iconografia existente nas colecções da BNP, parte substancial das quais já se encontram disponíveis na Biblioteca Nacional Digital (BND) serão, igualmente, integradas no referido sítio Web do portal da BNP.