Versão para impressão Enviar por E-mail
banner_aviso

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal

Tel. 21 798 20 00
Fax 21 798 21 40
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

 

Ver o Aviso

 

Descarregar Aviso (PDF)

 

Encerramento temporário de serviços de leitura
no âmbito da Obra de Ampliação e Remodelação da Torre de Depósitos

PERGUNTAS FREQUENTES


1.      Por que razão é necessário o encerramento temporário de serviços de leitura da BNP?
2.      Qual o impacto da duração das obras de remodelação para o público?
3.      Por que razão as obras de remodelação duram tanto tempo?
4.      Qual o período de suspensão de serviço de Leitura?
5.      O que significa a suspensão parcial de serviço de Leitura Geral?
6.      Que trabalhos vão ser realizados na obra de remodelação? Quais os seus benefícios?
7.      Que consequências para utilizadores de outros serviços de leitura?
8.      O acesso à colecção de microfilmes é interrompido?
9.      O  Serviço de Reproduções é afectado?
10.    O  Serviço de Empréstimo Interbibliotecas mantém-se?
11.    Continuará a haver empréstimos para exposições?
12.    Como pode a BNP continuar a apoiar as minhas actividades?
13.    Durante o encerramento de serviços de leitura a BNP mantém as suas actividades culturais?
14.    Como posso estar informado sobre o evoluir da situação?
15.    O que é a Obra de Ampliação e Remodelação da Torre de Depósitos?


1. Por que razão é necessário o encerramento temporário de serviços de leitura da BNP?

O encerramento temporário é necessário para obras de remodelação da Torre de Depósitos da BNP, onde se guardam todas as colecções do Fundo Geral e de Reservados. As obras de remodelação exigem a completa libertação do espaço de todos os andares da Torre, pelo que as colecções ficarão indisponíveis, empacotadas, enquanto os trabalhos de obra se realizam. 

Os trabalhos de remodelação constituem a segunda fase da Obra de Ampliação e Remodelação da Torre de Depósitos, iniciada em 2008.

2. Qual o impacto da duração das obras de remodelação para o público?

As obras de remodelação exigem o encerramento da Leitura Geral por um período previsto de cerca de nove meses. O planeamento dos trabalhos prevê a suspensão parcial de serviço de Leitura Geral de 1 de Outubro a 15 de Novembro de 2010, e a suspensão total, com  encerramento da Sala de Leitura Geral, entre essa data e 31 de Agosto de 2011. No caso da Sala de Leitura de Reservados o encerramento será apenas de 1 de Abril a 31 de Agosto de 2011.  A reabertura dos serviços de Leitura está prevista para Setembro de 2011.
3. Por que razão as obras de remodelação duram tanto tempo?

As colecções terão que estar fora de serviço pelo tempo necessário quer aos trabalhos da obra em todos os pisos, que decorrem entre Outubro de 2010 e Julho de 2011, quer às tarefas posteriores de higienização total dos espaços e de recolocação das colecções nas estantes, que decorrerão entre Junho e Agosto de 2011.

Esta operação implica o empacotamento e movimentação, no interior da Biblioteca, de mais de 1.200 toneladas de material bibliográfico que será distribuído por zonas fechadas com pisos capazes de suportar 400kg/m2, o que inclui a própria Sala de Leitura Geral.

4. Qual o período de suspensão do serviço de Leitura?

 

tabela2

 

5. O que significa a suspensão parcial de serviço de Leitura Geral?

 

Significa que, numa primeira fase, a partir de 1 de Outubro, a sala de Leitura Geral estará aberta mas já não poderão ser dadas à leitura  obras de algumas colecções. Ver Aviso

 

6. Que trabalhos vão ser realizados na obra de remodelação? Quais os seus benefícios?

 

A fase de remodelação incidirá sobre os 12.500m2 da Torre existente, em funcionamento desde 1969, com intervenção profunda em todos os pisos de depósitos, de 99m de comprimento por 15 de largura.

Serão removidas e substituídas todas as infra-estruturas e sistemas técnicos existentes - sistemas eléctrico, anti-intrusão, anti-incêndio, tratamento de ar, refrigeração e controlo das condições de temperatura e humidade – que de há muito se encontram degradados ou fora de funcionamento e que são fundamentais para a conservação das colecções a longo prazo.

A remodelação contempla, ainda, a instalação de um sistema de compartimentação corta-fogo (actualmente inexistente) que evitará a propagação de incêndios em caso de sinistro;  a completa renovação dos sistemas de transporte de livros (elevadores), a construção de isolamento dos espaços de trabalho dos depósitos, com climatização adequada à permanência de pessoas, a total substituição da cobertura da Torre existente e a execução dos trabalhos de ligação entre a Sala de Leitura Geral e a nova Sala de Leitura para colecções especiais, situada sob a nova ala da Torre.

7. Há consequências para utilizadores de outros serviços de leitura?

Os serviços de leitura das restantes colecções – Música, Cartografia, Iconografia e Leitura para Deficientes Visuais – manter-se-ão em funcionamento, uma vez que as suas colecções não se encontram integradas na Torre de Depósitos.

8. O acesso à colecção de microfilmes é interrompido?

Não. Durante o período de encerramento da Sala de Leitura Geral, o Serviço de Referência da BNP, que continuará aberto, irá manter, nessa zona, a leitura e reprodução de microfilmes.

9. O  Serviço de Reproduções é afectado?

Os pedidos de reproduções, em fotocópia ou por digitalização, serão satisfeitos em função da disponibilidade das respectivas colecções. Durante o período de encerramento dos serviços de Leitura Geral e de Reservados não poderão ser atendidos pedidos relativos a obras dessas colecções, por estarem indisponíveis.

A reprodução de microfilmes continuará disponível, bem como o fornecimento de imagens a partir de obras já digitalizadas. 

10. O  Serviço de Empréstimo Interbibliotecas mantém-se?

Os pedidos de leitores da BNP a outras bibliotecas mantém-se, nos termos do Regulamento em vigor.

Os pedidos oriundos de outras bibliotecas serão satisfeitos em função da disponibilidade das respectivas colecções. Durante o período de encerramento do serviço de Leitura Geral não poderão ser atendidos pedidos relativos a obras do Fundo Geral, por estarem indisponíveis.

11. Continuará a haver empréstimos para exposições?

Poderão ser satisfeitos os pedidos de empréstimo das colecções que estejam disponíveis. Durante o período de encerramento dos serviços de Leitura Geral e de Reservados não poderão ser atendidos pedidos relativos a obras dessas colecções, por estarem indisponíveis. 

12. Como pode a BNP continuar a apoiar as minhas actividades?

Para proporcionar aos Leitores o melhor aproveitamento possível do período anterior ao encerramento, a BNP não praticará em 2010 o horário de Verão, mantendo a Sala de Leitura Geral aberta até às 19h30, nos dias de semana, e até às 17h30 aos Sábados.

Durante o período de encerramento da Sala de Leitura Geral, o Serviço de Referência manter-se-á aberto e providenciará todo o apoio possível aos Leitores para encontrarem bibliotecas alternativas para a consulta de publicações de que necessitem.

13. Durante o encerramento de serviços de leitura a BNP mantém as suas actividades culturais?

Sim. Dentro das possibilidades, e tendo em conta a indisponibilidade de parte do seu acervo, a BNP manterá as suas actividades de exposições e outros eventos.

14. Como posso estar informado sobre o evoluir da situação?

Todas as actualizações à informação relevante para o público durante a fase de encerramento parcial dos serviços de leitura, ou sobre a  Obra de Ampliação e Remodelação da Torre de Depósitos, em geral, são veiculados através do portal da BNP.

15. O que é a Obra de Ampliação e Remodelação da Torre de Depósitos?

 

A Obra foi projectada por Pardal Monteiro Arquitectos, e adjudicada à Sociedade de Construções H. Hagen, em 2008, com um prazo global de execução previsto de 1 020 dias, e visa quatro objectivos fundamentais:

 

Aumentar a capacidade de armazenamento da Torre, já esgotada, acrescentando 33 metros de comprimento a cada um dos pisos existentes, o que corresponde a mais 6 300m2 que permitirão um crescimento de mais um milhão de livros.

 

Renovar os sistemas técnicos que garantem as condições de conservação das colecções, designadamente de tratamento de ar e de controlo de temperatura e humidade relativa, essenciais à conservação do papel.

 

Reforçar a segurança da maior colecção bibliográfica nacional, pela total renovação dos sistemas eléctrico, anti-intrusão e protecção contra incêndios e ainda a construção de uma casa forte para as espécies mais raras.

 

Requalificar o espaço público vocacionado para a leitura de colecções especiais, através da construção de uma nova sala de leitura para as mesmas (cartografia, iconografia, música).

 

(topo)