Versão para impressão Enviar por E-mail
banner_cartucho

 

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal
Campo Grande, 83
1749-081 Lisboa
Portugal

Tel. 21 798 20 00
Fax 21 798 21 40
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

Aquisição pela BNP de um exemplar da raríssima edição de poesia colectiva intitulada Cartucho

 

cartucho_1_thumbEm meados da década de setenta do século XX, quatro jovens poetas da mesma geração resolveram editar a sua poesia através de um projecto editorial inovador e artesanal.


Assim, António Franco Alexandre (n. 1944), Hélder Moura Pereira (n. 1949), João Miguel Fernandes Jorge (n. 1943) resolveram executar a ideia de Joaquim Manuel Magalhães (n. 1945), e, os quatro, com materiais (cartuchos, cordel e chumbos) oferecidos pelo pai do terceiro poeta aqui referido, meteram mãos à obra.


Cada um dos autores colocou cinco poemas da sua autoria, perfazendo a edição um total de 20 folhas impressas de um só lado, às quais acrescentaram uma folha de rosto com as habituais indicações de autoria, data (1976) e local de edição (Lisboa).


Esta singular edição foi amassada e feita em número muito limitado. A concepção vanguardista sugere poemas amarrotados, fragmentação e multiplicidade.


Não se incluindo propriamente na canónica designação de livro, este objecto ficou conhecido pela atribuição, dada na altura pela poetisa Fiama Hasse Pais Brandão (1938-2007), – de  “aquilo”.


A BNP adquiriu no leilão efectuado em Lisboa, a 25 de Novembro de 2009, esta invulgar e raríssima publicação, por entender que deveria integrar nas suas colecções estas folhas amassadas enquanto suporte de escrita poética de uma geração literária actualmente consagrada.