Versão para impressão Enviar por E-mail
banner_centenario_republica

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal


Tel. 21 798 20 00
Fax 21 798 21 40
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

Informações

Serviço de Relações Públicas
Tel. 21 798 21 68

Fax 21 798 21 38
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

Centenário da República

ASSINATURA DE PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA / BNP | 29 de Julho de 2009 | 15h00 | Palácio de S. Bento

esp-ant-osorio-foto-ana_thumb

 

Comemora-se em 2010 o Centenário da República. A importância histórica da data impõe a organização de um conjunto de iniciativas que interpretem, de uma forma desapaixonada, à luz das investigações entretanto realizadas, os acontecimentos e as personalidades que há quase cem anos conduziram à queda da monarquia e à implantação do regime republicano.

A Assembleia da República e a Biblioteca Nacional de Portugal acordaram na realização de um conjunto de projectos de natureza cultural e editorial que permita assinalar condignamente a efeméride. Neste contexto, decidiram celebrar um Protocolo de Cooperação que engloba as seguintes iniciativas:

 

1.    Organização de uma exposição intitulada Res Publica: Cidadania e Representação Política em Portugal, 1820-1926. A mostra, que conta com os Professores Fernando Catroga (Universidade de Coimbra) e Pedro Tavares de Almeida (Universidade Nova de Lisboa) como comissários científicos, será inaugurada no final de Setembro de 2010, devendo ser constituída por dois núcleos expositivos que estarão patentes simultaneamente na Assembleia da República e na Biblioteca Nacional de Portugal;

teofilo_b2.    Edição do catálogo da exposição que conterá um conjunto de textos de natureza científica da autoria de reputados especialistas das áreas temáticas abordadas na exposição;

3.    Edição de uma Bibliografia de Jornais Republicanos publicados entre 1848 e 1926, coordenada pela Dra. Manuela Rêgo (BNP);
4.    Edição da Correspondência de Ana de Castro Osório (1872-1935) com personalidades republicanas; coordenado pelo Professor Amadeu Carvalho Homem (Universidade de Coimbra). A obra colocará à disposição do público dezenas de missivas, pertencentes ao Arquivo de Cultura Portuguesa Contemporânea (ACPC) da BNP, trocadas entre a escritora e publicista sadina, autora, entre numerosas obras, de Mulheres Portuguesas (1905), com, por exemplo, Teófilo Braga, António José de Almeida, Afonso Costa, Bernardino Machado, Magalhães Lima ou. Manuel de Arriaga.

bernardino_m5.    Edição do Inventário do Espólio do político e parlamentar republicano Ginestal Machado, integrado nas colecções do ACPC da BNP, coordenado pelo Professor Pedro Tavares de Almeida (UNL).
6.    Edição fac-similada da publicação humorística Varões Assinalados, editada entre 1909 e 1911;


O Protocolo foi assinado no Palácio de São Bento, a 29 de Julho de 2009, sendo a Assembleia da República representada pela sua Secretária-Geral, Conselheira Adelina Sá Carvalho, e a Biblioteca Nacional de Portugal pelo seu Director-Geral, Jorge Couto. Presidiu ao acto o Presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, com a presença da Secretária de Estado da Cultura, Paula Fernandes dos Santos.