Versão para impressão Enviar por E-mail
banner_estrelas_papel2

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal

 

Patrocínio:

estrelas_patrocinio

 

 

Visitas guiadas públicas, mediante marcação para os contactos:


Tel. 21 798 21 68
Fax 21 798 21 38

Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

Datas:

♦ 20 de Junho, sábado, às 11h00
♦ 4 de Julho, sábado, às 11h00
♦ 18 de Julho, sábado, às 11h00

 

 

Jornadas de História da Astronomia em Portugal


 

Catálogo da exposição

 

Edição fac-símile: Tratado dos cometas que apareceram em Novembro passado de 1618

 

 

Obras digitalizadas de Astronomia

 

 


ano_astron_logo


Estrelas de papel:
livros de astronomia dos séculos XIV a XVIII

EXPOSIÇÃO | Comissariada por Henrique Leitão | 29 de Abril a 31 Julho de 2009 | Entrada livre

 

cartaz_estrelas_thumbIntegrada nas comemorações do Ano Internacional da Astronomia, que se celebra em 2009, a Biblioteca Nacional de Portugal organiza uma exposição em que pela primeira vez será apresentado um conjunto fundamental das obras mais emblemáticas da história da astronomia, manuscritas e impressas. Uma oportunidade rara para conhecer um património cultural que revela a evolução da mais antiga das ciências exactas – a Astronomia – e testemunhar o fascínio que o espectáculo da abóbada celeste exerceu em todos os povos e culturas, nas suas expressões tanto científicas como estéticas.

 

Constituída por quatro núcleos documentais, complementados por alguns instrumentos astronómicos de época, a Exposição começa por apresentar os Antecedentes da Revolução Astronómica, com obras de Ptolemeu, Sacro Bosco, Afonso X, Regiomontano e Pedro Apiano, entre outros, mostrados através de manuscritos de Alcobaça, códices árabes, incunábulos e edições do século XVI. Em A Revolução Astronómica mostram-se raras edições de autores célebres como Copérnico, Tycho Brahe, Galileu, Kepler, Riccioli, Hevelius e Newton. Um núcleo dedicado aos Atlas Celestes reúne os exemplares mais significativos da evolução da representação das constelações, estrelas, planetas e cometas desde o século XV, com a sua enorme riqueza iconográfica. Como último núcleo, A Astronomia em Portugal exibe impressos e manuscritos de autores portugueses entre os quais Pedro Nunes, Sardinha de Araújo, Manuel Bocarro, Castro Sarmento, Eusébio da Veiga e Monteiro da Rocha, assim como edições portuguesas de autores estrangeiros.

 

Notícia na Antena 1:

 


Edições relacionadas


O Catálogo da exposição, com o mesmo título, recolhe e apresenta o rico património documental exibido na exposição, sendo amplamente ilustrado para evidenciar o interesse científico das peças assim como a grande qualidade das representações cosmográficas e de instrumentos astronómicos de excepcional valor estético. Integra, ainda, estudos sobre aspectos relevantes da História da Astronomia, por académicos portugueses.

 

A BNP edita em fac-símile a obra de Manuel Bocarro, Tratado dos cometas que appareceram em Novembro passado de 1618, publicado em Lisboa, por Pedro Craesbeeck, em 1619, que testemunha a existência e circulação de correntes intelectuais não aristotélicas em Portugal e o seu surgimento aquando dos debates cosmológicos das primeiras décadas do século XVII. O fac-símile é publicado conjuntamente com um estudo de Henrique Leitão.

 

É, ainda, editada uma colecção de 12 postais reproduzindo imagens das representações mais significativas dos astros, da abóbada celeste ou de actividades e instrumentos astronómicos.  


Jornadas de História da Astronomia em Portugal -  BNP, 21 de Maio de 2009


Evento complementar da Exposição, organizado pela BNP e pelo Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia, as Jornadas reunirão os nomes mais relevantes da comunidade científica nacional que, em Portugal ou no estrangeiro, se dedicam à História da Astronomia. A sessão será aberta ao público em geral.