Versão para impressão Enviar por E-mail

banner_duas_artistas

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal


Tel. 21 798 20 00
Fax 21 798 21 40
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

Informações

Serviço de Relações Públicas
Tel. 21 798 21 68

Fax 21 798 21 38
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

 


EMA M : Livro-pintura / Pintura-livro

Maria José Palla : Auto-retratos

EXPOSIÇÃO | Pintura | Fotografia | 23 de Janeiro a 28 de Fevereiro de 2009 | Entrada livre

 

emma_01Livro-Pintura/Pintura-Livro instala-se para sugerir seis universos temáticos como, por exemplo, o Jardim do Paraíso, a Arca de Noé ou a Casa, onde se procura conciliar ou fundir o legado cultural europeu com a investigação formal e conceptual da prática da Pintura.


A exposição resulta da articulação entre o Livro de Artista segundo um desenvolvimento particular intitulado Livro-Pintura, onde o Livro é suporte exclusivo para a prática pictórica, a pintura a óleo sobre tela, e o(a) escrito(a) que vem dar voz à imagem, retirando-a do seu mutismo e simultaneamente participando na/da sua plasticidade.

 

emma_02

Os Livros-Pintura apresentados têm dois requisitos imprescindíveis: são únicos, sem múltiplos e, como condição, implicam a imagem pintada, que é autónoma em relação a um possível texto inscrito numa mesma página, demarcando-se deste como ilustração. O Livro-Pintura resulta de uma escolha autoral, dentro da disciplina da pintura que, enquanto obra que chama a si o suporte livro como fundamento indissociável para existir, preserva as noções de origem e de aura. Mantém, também, aquilo que o livro tem de livro e assume a natureza bidimensional da página como suporte, pois a imagem pintada dentro de cada Livro-Pintura implica a pintura como disciplina e, consequentemente, uma acção directa sobre a página.

 

emma_03A articulação destes Livros com outras peças que partilham do carácter pictórico (mas que têm vocações distintas) vêm devolver-lhes uma relação directa com o texto escrito. As frases representadas citam Lewis Carrol e Jean-Luc Nancy; a selecção de palavras isoladas orienta a leitura e condiciona o visionamento das imagens, quer das pinturas sobre tela quer dos Livros-Pintura. Entre a legibilidade e a visibilidade a Pintura é tornada meio para a escrita do texto e o Livro é construído de e pela Pintura.

 

EMA M (Margarida Prieto)

 

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

 

palla_02Nesta exposição continuo com a minha colecção de auto-retratos,  que com o tempo tem vindo a dissolver o meu corpo e a minha identidade. Nestas fotografias não se vê de quem se trata, temos apenas a projecção de um vulto no tempo e no espaço.


Estas fotos foram realizadas no Museu de Arte Moderna em Nova Iorque no ano de 2008 onde penetrei sucessivas vezes quase com medo ou vergonha de ir sempre para o mesmo lugar e fotografar-me.

 

palla_03Procura de identidade, perda de identidade, quem sou eu?

 

Maria José Palla

 

 

 

 

 

 

palla_01