Versão para impressão Enviar por E-mail
banner_virginia

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal


Tel. 21 798 20 00
Fax 21 798 21 40
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

Informações

Serviço de Relações Públicas
Tel. 21 798 21 68

Fax 21 798 21 38
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

 

DGLB/ Virgínia Lopes de Mendonça


Virgínia Lopes de Mendonça (1881-1969)

MOSTRA BIBLIOGRÁFICA | 05 a 31 de Janeiro de 2009 | Sala de Referência | Entrada livre

DOAÇÃO DE ESPÓLIO À BNP | 07 de Janeiro de 2009 | 16h30 | Sala do Conselho | Entrada livre

 

virginia_mendoncaPor ocasião da doação, a título gracioso, pelos seus descendentes, do espólio de Virgínia Lopes de Mendonça à Biblioteca Nacional de Portugal, evoca-se a sua obra de literatura infantil e juvenil, bem como algumas ilustrações de seu irmão Vasco.


O Termo de Doação é assinado dia 7 de Janeiro por D. Fernanda Soares Franco Lopes de Mendonça e pelo Director-Geral da BNP, Jorge Couto, em representação das partes.

 

Filha de Henrique Lopes de Mendonça e de Maria Amélia Bordalo Pinheiro, a escritora publicou inicialmente e com assinalável êxito obras para crianças em vários jornais e revistas infantis, editando algumas em monografias. Mais tarde iniciou-se na literatura para raparigas, em pequenos romances como A Gaivota e Quadros da Vida, tendo estas novelas sido publicadas num único volume.

Após diversos ensaios publicados em revistas, Virgínia Lopes Mendonça estreou-se no romance juvenil com Ar Puro, editado em 1945. Publicou, em colaboração com Laura Chaves, entre outras peças, Maria Migalha, representada no Teatro Nacional em 1936.

 

Contando com a colaboração do seu irmão Vasco, e tendo-nos sido entregue com o espólio valiosos desenhos deste caricaturista e ceramista, não poderíamos deixar de expor também algumas peças deste talentoso ilustrador de histórias infantis e criador de personagens de folhetins.

 

Membros de uma família distinta nas artes e nas letras, de que a BNP possui parte do espólio, a doação contribui para enriquecer o respectivo acervo.