Edições
Versão para impressão Enviar por E-mail

 

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Área de Gestão Editorial
Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal

Tel. +351 217 982 089

Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

 


ISBN 978-972-565-388-3

Preço: € 15,15
6% de IVA incluído

 

ENCOMENDAR ESTE TÍTULO

Controlo de pragas em museus, arquivos e casas históricas


David Pinniger; trad. Cristina Proença; rev. téc. Maria Luísa Cabral, Otília Santos. Lisboa: Biblioteca Nacional de Portugal, 2008. 159 p.: il. (Publicações técnicas. Preservação e conservação ; 6)

controlo_pragas_medA manutenção de colecções e edifícios históricos envolve muitas e variadas disciplinas, incluindo a conservação e gestão de colecções e edifícios. Os principais agentes de deterioração são os efeitos ambientais da luz e da humidade e os agentes de destruição como os insectos e os fungos. Todos estes factores se encontram interligados e a correcta aplicação do Controlo Integrado de Pragas deve abordá-los sob uma perspectiva global, não como mera reacção a crises isoladas. A especialização na manutenção de colecções, pode ser alargada ao desenvolvimento de um Controlo Integrado de Pragas com um programa adaptado às especificidades de cada colecção ou casa histórica. Um Controlo Integrado de Pragas bem elaborado e bem aplicado, poderá evitar a ocorrência de problemas e crises bem como pode permitir a gestão, mais racional e mais eficaz, de recursos humanos e financeiros limitados.

O Controlo Integrado de Pragas deve ser relevante para as necessidades da instituição, do edifício e da colecção, utilizando, tanto quanto possível, a informação e os especialistas locais. Deverá também ser prático e exequível - é muito fácil desenvolver projectos grandiosos, que depois se revelam completamente impraticáveis. Deve ser mais um processo em evolução do que uma revolução, aberto à colaboração de disciplinas diferentes.