Versão para impressão Enviar por E-mail
banner_motetes

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal


Tel. 21 798 20 00
Fax 21 798 21 40
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

Informações

Serviço de Relações Públicas
Tel. 21 798 21 68 / 21 38
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 


"Motetes Polifónicos de Goa para a Semana Santa (séc. XIX-XX)"

de Manuel Morais – Apresentação por Rui Vieira Nery

LANÇAMENTO | 31 de Janeiro de 2008 | Livraria BNP | 18h00 | Entrada Livre

Capa da publicaçãoA Livraria da BNP acolhe o lançamento da obra Motetes Polifónicos de Goa para a Semana Santa (sécs. XIX-XX), recolha, selecção e estudo de Manuel Morais, recentemente editada pela Caleidoscópio.

A presente obra, em edição bilingue    Português/Inglês , resulta do levantamento efectuado, entre 1996 e 1997, em Goa, no Arquivo do Paço Patriarcal, na Sé Velha de Goa e no Seminário de Rachol; e em Damão.

A recolha então efectuada, que ultrapassa as cem obras, reflecte uma prática ainda viva que, sob a designação genérica de motetes, se canta nas celebrações da Semana Santa. Compostos maioritariamente por autores desconhecidos, desde cerca de 1870 até aos dias de hoje, estes motetes utilizam o sistema tonal e técnicas de composição europeias, mas com características específicas, como por exemplo a utilização do concanim a par do latim nos textos das obras.

Dividido em duas partes, o livro contém na primeira secção um estudo crítico; na segunda parte apresenta em partitura cinco das obras recolhidas, todas elas para coro a quatro vozes (Soprano, Contralto, Tenor e Baixo), 2 violinos e contrabaixo. Inclui ainda várias páginas fac -similadas e fotografias, e um apêndice com três obras.

É ainda expressa a vontade de preservar um repertório e uma prática musicais em risco de desaparecimento, por razões que vão desde os novos regulamentos litúrgicos e falta de edições modernas à contínua redução do número de católicos, principalmente em Goa, em detrimento de uma população hindu.

Manuel Morais, instrumentista (corda dedilhada), musicólogo e professor, estudou em Portugal e na Suíça. Fundou e dirige, desde 1972, o grupo “Segréis de Lisboa”, com quem realizou concertos na Europa, Estados Unidos da América, Brasil , Bolívia, Índia e China, bem como gravações para    rádio , t elevisão e disco. Paralelamente ao ensino no Conservatório Nacional e no Departamento e Artes da Universidade de Évora, desenvolveu trabalho de investigação e de recuperação de práticas musicais, nomeadamente na utilização de instrumentos da sua área de especialização. Publicou diversos estudos e edições de música antiga portuguesa.

A apresentação da obra estará a cargo do musicólogo Rui Vieira Nery, e será ilustrada com diversas imagens e registos musicais com o coro local que acompanhou e apoiou a investigação.

O evento será acompanhado pela mostra de 2 manuscritos de música sacra oferecidos ao investigador e por ele generosamente doados à Secretaria de Estado da Cultura, estando agora depositados na Biblioteca Nacional de Portugal, ao cuidado da Área de Música.