Versão para impressão Enviar por E-mail
banner-cardoso_pires

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal


Tel. 21 798 20 00
Fax 21 798 21 40
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

Informações

Serviço de Relações Públicas
Tel. 21 798 21 68 / 21 38
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar


José Cardoso Pires

SESSÃO DE HOMENAGEM | 9 de Abril de 2008 | Auditório BNP | Entrada Livre

 

cardoso_pires_foto_thumbSessão de homenagem a José Cardoso Pires, um dos maiores vultos da Literatura Portuguesa do século XX. Esta iniciativa, promovida conjuntamente pela BNP, as Edições Nelson de Matos e a Família do Escritor integra dois momentos distintos: assinatura do Termo de Doação do Espólio à BNP e lançamento de Lavagante.

José Cardoso Pires nasceu a 2 de Outubro de 1925, na Aldeia de Peso, Distrito de Castelo Branco, e faleceu em Lisboa a 26 de Outubro de 1998.

A sua actividade profissional centrou-se em torno da literatura e do jornalismo, com colaborações em diversas editoras e jornais. A partir de 1974, dedicou-se quase exclusivamente à escrita literária, reservando a colaboração jornalística a algumas crónicas. A sua vasta obra foi distinguida com a atribuição de vários prémios, quer a nível nacional (Prémio Pessoa, pelo conjunto da sua obra, 1997; Prémio Vida literária, da Associação Portuguesa de Escritores, 1998), quer internacional (Prémio União Latina, Roma, 1991; Astrolábio de Ouro do Prémio Ultimo Novecento, Pisa, 1992), abarcando múltiplos géneros. Foi jornalista, crítico literário, ficcionista, ensaísta e dramaturgo. Da obra fazem parte, entre outros, títulos como Cartilha de Marialva, Dinossauro Excelentíssimo, O hóspede de Job, O Delfim, Balada da Praia dos Cães, Alexandra Alpha ou De Profundis, valsa lenta.

A sessão iniciou-se com a assinatura do Termo de Doação pela viúva, Maria Edite Pereira – em representação dos herdeiros – e pelo Director-Geral da BNP, Jorge Couto , e com a entrega das cinco versões do manuscrito de Lavagante, expostas no átrio do Auditório da BNP e que marcam o início da constituição do Espólio do autor no Arquivo de Cultura Portuguesa Contemporânea (ACPC). Além destes, outros documentos de José Cardoso Pires serão, faseadamente, entregues à guarda da Instituição, de modo a permitir a abertura, no início de Outubro, mês em que decorre o décimo aniversário do seu falecimento, de uma mostra evocativa na Área de Referência da BNP.

Na mesma sessão, procedeu-se ao lançamento, com a chancela das Edições Nelson de Matos, de Lavagante - encontro desabitado, deixado inédito pelo autor, cujo texto se presume ter sido elaborado ao longo de vários anos (entre 1963 e 1968), e que foi antecedido pela publicação de uma versão muito reduzida na revista O Tempo e o Modo (Dez. 1963, nº 11, p. 30) com o título Um lavagante e outros exemplares”. Este texto era acompanhado de uma Nota da Redacção que indicava tratar-se “(…) de um capítulo do seu próximo romance, ainda provisoriamente sem título.” O texto da versão agora apresentada foi fixado por Ana Cardoso Pires e tem recebido um excelente acolhimento público (actualmente em 4ª edição) o que indicia o lugar destacado que José Cardoso Pires continua a ocupar no panorama literário português.

O livro foi apresentado, e enquadrado no contexto da obra do autor, pela Professora e ensaísta Maria Lúcia Lepecki.