Versão para impressão Enviar por E-mail
banner_cartas_rio_janeiro

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal


Tel. 21 798 20 00
Fax 21 798 21 40
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

Informações

Serviço de Relações Públicas
Tel. 21 798 21 68 / 21 38
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

Informação sobre a publicação


Cartas do Rio de Janeiro, 1811-1821,

de Luís Joaquim dos Santos Marrocos

LANÇAMENTO | 3 de Julho de 2008 | 18h00 | Biblioteca da Ajuda | Entrada livre

 

cartas_rio_janeiro_thumbTendo como referência as comemorações do bicentenário da chegada da Família Real portuguesa ao Brasil, a Biblioteca da Ajuda, com a chancela editorial da Biblioteca Nacional de Portugal, lançou a obra Cartas do Rio de Janeiro, 1811-1821, de Luís Joaquim dos Santos Marrocos, ajudante da Biblioteca Real.

Este projecto editorial, da responsabilidade equipa da Biblioteca da Ajuda - Maria da Conceição Geada, Cristina Pinto Basto, Luís Marques e Elisabet Carceller – torna acessíveis as transcrições integrais das cartas que Luís Joaquim dos Santos Marrocos escreveu do Rio de Janeiro para o Pai e irmã, bem como um estudo, da autoria de Ana Cristina Araújo, acerca do homem, cujo testemunho familiar se tornou indispensável para o estudo e conhecimento do Portugal / Brasil de então.

O conjunto epistolar em causa é composto por 206 documentos e anexos, referentes ao período brasileiro da história de Portugal, em que, face ao ímpeto expansionista de Napoleão, o príncipe regente D. João se faz transportar, com toda a sua corte, para a colónia portuguesa no continente americano.

A obra foi apresentada pelo Director da BNP, Jorge Couto, e pela Directora da Biblioteca da Ajuda,  Cristina Pinto Basto, contando também com uma intervenção de Ana Cristina Araújo, autora do estudo sobre Luís J. Santos Marrocos.

A sessão foi precedida do recital Modinhas e Lunduns circa 1800, pelos Segréis de Lisboa, actuando Jennifer Smith (voz e percussão) Pedro Couto Soares (flautas doce e travessa) e Manuel Morais (viola de cinco ordens e percussão).