Colecções
Versão para impressão Enviar por E-mail




Sala de Leitura de Reservados


Horário

2ª a 6ª Feira, das 09h30 às 17h30m

Requisições de leitura até às 17h00m

Sábados - Encerrada

 

Serviços complementares

Fotocópia de obras de referência e digitalização de obras da colecção,      a pedido

 

Contactos

Tel. 21 7982054/2049

Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

Reservados - Arquivos

Outros arquivos

 

Colecção de Pergaminhos - Documentos régios e notariais, em pergaminho, datados entre os séculos XI e XIX e provenientes de cartórios de mosteiros e conventos. Inclui o o mais antigo documento existente na BNP, carta de doação de Vivili Ermiges e suas filhas ao Mosteiro de Santo Estêvão de Vilela, datada de 4 de Dezembro 1010.


Arquivo da Casa Pombal - Documentação patrimonial e financeira da Casa Pombal, proveniente do Palácio do mesmo nome, em Oeiras. Foi doado pela Fundação Calouste Gulbenkian, em 1993. Este arquivo encontra-se em fase de organização.


Arquivo Almada e Lencastre Basto - Documentação patrimonial relativa às Casas de Souto de El-Rei e Casa da Feira, e de função relativa a vários membros da família Almada e Lencastre Basto, entre os sécs. XV e XIX. Destacam-se as cartas originais do Marechal Beresford e um copiador do General Junot. Adquirido aos herdeiros da família em 1974.


Arquivo Andrade Corvo – Documentação patrimonial, pessoal e de função relativa a vários membros da família, entre os séculos XVI e XIX. Destaca-se a documentação respeitante a João de Andrade Corvo (1824-1890).


Arquivo Tarouca - Documentação privada, pessoal, de função e patrimonial, relativa aos Condes de Tarouca, Marqueses de Penalva e Marqueses de Alegrete, Condes de Vilar Maior, entre os séculos XIV a XIX. Destaca-se a documentação relativa à actividade diplomática de João Gomes da Silva, 4.º Conde de Tarouca (1671-1738). Adquirido aos herdeiros do 12.º Conde de Tarouca, em 1971.


Colecção Jorge de Moser - Arquivo pessoal de Jorge de Moser (1906-1971) e família, com documentos dos séculos XIV a XX, incluindo referentes a diversas personalidades, como o Visconde de Balsemão e José Bernardo da Silva Cabral, entre outros. Integra também documentos de biblioteca, códices e manuscritos avulsos, de Genealogia e Heráldica. Colecção doada à Biblioteca Nacional em 1971.