Versão para impressão Enviar por E-mail
Save
historias_historia_bn_banner

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal

 

Informações

Serviço de Relações Públicas

Tel. 217982167 / 217982424

Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

 

Folha de sala | jul. - set. '23

 

Histórias da história da Biblioteca Nacional
1923: o Guia de Portugal no prelo
DESTAQUE | jul. - 20 set. '23 | Sala de Referência | Entrada livre

 

Histórias contadas em pequenas mostras com destaque para alguns episódios curiosos da vida da Biblioteca Nacional durante a sua existência de mais de duzentos anos.

Os documentos e objetos investigados e expostos darão voz a histórias pouco conhecidas ou mesmo nunca antes contadas, acerca de um património onde há muito para descobrir.

 

 

*****

 

 

historias_historia_bn_guia

Em finais de novembro de 1924, as oficinas gráficas da Biblioteca Nacional concluíam a impressão do primeiro volume de uma das obras mais importantes do século XX português, o Guia de Portugal, dirigido por Raul Proença, então diretor dos serviços técnicos da Instituição e que contou com a colaboração entusiástica de uma plêiade de homens de cultura, o designado Grupo da Biblioteca.

 

Inspirado nos guias que, desde o segundo quartel do século XIX, proporcionavam aos viajantes informações práticas, mas sobretudo o conhecimento do património monumental e sugeriam itinerários, este minucioso roteiro do país, "Livro de amor e devoção a Portugal", como lhe chamou Proença, foi realizado com paciência e esforço, trabalho espinhoso de que a documentação oferece detalhado testemunho nos contactos, no método, nas dificuldades para a angariação de publicidade e na aquisição de maquinaria capaz de responder à ambição de Proença.

 

Em finais de 1923, os textos estavam reunidos, e ao esqueleto da obra a paginar foram incluídos mapas, fotos, índices detalhados e a revisão e unificação estilística empreendida por Gualdino Gomes. É essa história, do Guia antes de ser livro e antes de chegar ao público, que contamos.