Versão para impressão Enviar por E-mail
Save
jane_tarzan_banner

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal

 

Serviço de Relações Públicas
Tel. 217982157/67 e 217982434

Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

cetaps

 

fcsh_2019

 

fct_2022

 

 

 

 

 

 

 

Jane & Tarzan 100

ENCONTRO I 8 maio '23 I 17h00 I Auditório | Entrada livre

 

jane_tarzan_capa_livroEm outubro de 1912, o romancista norte-americano Edgar Rice Burroughs (1875-1950) começa a publicar, na revista Argosy All-Story Weekly, as primeiras aventuras de Tarzan e Jane, com o título Tarzan dos Macacos, narrativa que seria republicada como livro em junho de 1914. A série teve tanto sucesso que o autor escreveria, até à década de 40 do século XX, cerca de 25 romances sobre a dupla de heróis que se tornou um ícone da cultura popular, como o demonstram as sucessivas adaptações televisivas e cinematográficas para adultos e para o público mais jovem.

 

O casal, as suas aventuras, bem como os contextos europeus e africanos em que se movimenta permitem-nos debater um vasto número de temas, como paisagens e sistemas ecológicos, colonialismo, direitos dos animais, (intersecção de) classe, género e etnia, representação intermedial da masculinidade e feminilidade (dos comics aos videojogos), determinismo biológico, relações entre humanos e animais, Tarzanmania, fandom e a indústria Tarzan/Burroughs, bem como a origem da personagem e a reelaboração de mitos (crianças ‘selvagens'; Rómulo e Remo; Kipling; Haggard; Paul Du Chaillu; J. W. Buell), entre outros.

 

O encontro organizado pelo CETAPS e pela BNP assinala os 100 anos da publicação do romance Tarzan e o Leão de Oiro, narrativa que surge inicialmente, no ano de 1922, em sete partes, na revista Argosy All-Story Weekly, num só volume, em março de 1923, e que é traduzido para português, por Raúl Correia, em 1981. Investigadores nacionais debaterão os contextos de produção e publicação das aventuras, as representações artísticas de Tarzan e Jane, da sua educação, bem como das restantes personagens humanas e animais, e os ambientes ecológicos e multissensoriais em que as aventuras do casal tem lugar.

 

 

PROGRAMA

 

17h00
Abertura
Carlos Ceia (coordenador do CETAPS, NOVA FCSH)

 

17h10
Introdução
"Tarzan & Jane, ícones intemporais da cultura popular", Rogério Miguel Puga (CETAPS, NOVA FCSH)

 

17h20
"Edgar Rice Burroughs e as revistas pulp", Rui Mateus (CETAPS, NOVA FCSH)

 

17h40
"A Educação de Tarzan", Isabel Oliveira (CETAPS, NOVA FCSH)

 

18h00
"Paisagens acústicas (da selva) em Tarzan and the Golden Lion", Rogério Miguel Puga (CETAPS, NOVA FCSH)

 

18h20
Perguntas & respostas