Serviços
Versão para impressão Enviar por E-mail

 


Serviço CIP
Biblioteca Nacional de Portugal
Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa


Tel. 21 7982011 / 14 / 407
Fax 21 798 2432
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar



Horário de atendimento telefónico
:
2ª a 6ª Feira, das 10h às 13h



Formulários e documentação:
♦ Protocolo de Adesão ao CIP
♦ Folha de Recolha de Dados CIP
♦ Folha de Alteração de Dados CIP
♦ CIP - Manual do Utilizador

CIP - Catalogação na Publicação


O que é o Serviço CIP

O CIP (Cataloguing in Publication) é um serviço de fornecimento de catalogação prévia, ou seja, anterior à publicação/distribuição da obra e destinada a nela figurar. Visa assegurar um melhor conhecimento do que é publicado no País e, simultaneamente proporcionar às bibliotecas e ao público em geral, uma rápida e pertinente disponibilização de informação coerente e normalizada em termos de catalogação e classificação sobre a obra. O CIP é um programa voluntário de cooperação entre os editores e a Biblioteca Nacional de Portugal e é um serviço gratuito.

A quem se destina o CIP?
A catalogação prévia no âmbito do Programa CIP pode ser atribuída à maioria das publicações monográficas editadas em Portugal desde que os editores estabeleçam com a Biblioteca Nacional de Portugal um protocolo de adesão ao Programa.

Como aderir ao programa CIP
Os editores interessados em participar neste Programa deverão manifestar essa intenção junto da Biblioteca Nacional de Portugal, após o que formalizarão a sua adesão por protocolo próprio. A partir desse momento o editor aceita as condições propostas pela Biblioteca Nacional de Portugal comprometendo-se a participar no Programa CIP com a regularidade que a sua actividade editorial exigir e observando as normas estabelecidas, nomeadamente no respeito pelo conteúdo e forma de apresentação dos dados CIP fornecidos pela Biblioteca Nacional de Portugal.

Como requerer o Registo CIP

Para cada título, em cada edição, é necessário enviar com antecedência de dois meses o seguinte material: Folha de Recolha de Dados CIP, devidamente preenchida; cópia da folha de rosto e da ficha técnica da obra, exactamente como irão aparecer impressas; cópia do sumário; cópia da introdução, e cópia do índice.

Como alterar os dados CIP
Sempre que surjam alterações aos dados enviados anteriormente, os editores deverão enviar a Folha de Alteração de Dados CIP devidamente preenchida. As modificações serão feitas na Base de Dados Bibliográficos e, se implicarem alterações no registo a imprimir, serão sempre comunicadas por escrito à editora.