Serviços
Versão para impressão Enviar por E-mail

Centro Nacional ISSN

Biblioteca Nacional de Portugal
Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa


Tel. 21 7982012 / 013 / 409

Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar


Horário de atendimento telefónico:
2ª a 6ª Feira, das 10h às 12h e das 14h30 às 16h

 


ISSN International Centre

ISO 3297: 2017 - ISSN

 

Manual de Utilização

 

 

 

simplex

Centro Nacional ISSN

 

O que é o ISSN

O ISSN é um código numérico que constitui um identificador internacional unívoco para cada título de publicação em série. O sistema ISSN é definido pela norma ISO 3297: 2017 - Information and Documentation. International Standard Serial Number ISSN, gerida pelo ISSN International Centre. A atribuição de ISSN é um serviço da BNP totalmente gratuito.

 

Como pedir um ISSN
Quando pretender pedir um ISSN pela primeira vez no sistema em linha, deve primeiro registar-se como entidade através da facilidade ISSN - Registo de Entidades. Após receção da mensagem de validação por parte do Centro Nacional ISSN Portugal, é então possível submeter o pedido de ISSN.

No caso de já estar registado como entidade e pretender pedir o ISSN para outra publicação em série, pode submeter imediatamente o pedido de ISSN utilizando a sua password de entidade.

 

Todos os procedimentos relativos à utilização do sistema estão disponíveis no Manual de Utilização.

 

Por favor, selecione a opção pretendida:

 

issn_entidadesissn_pedido

 

Como se compõe o ISSN
O ISSN é constituído por dois grupos de quatro dígitos separados por hífen, que não têm um significado especial em si próprios. O oitavo dígito corresponde a um caracter de controlo calculado por um algoritmo sobre os números precedentes. Este caracter de controlo pode ser X quando o seu valor é igual a 10.

A que publicações se aplica o ISSN

O ISSN aplica-se a todas as publicações em série, já publicadas, em publicação, ou a publicar num futuro previsível. As publicações em série compreendem as revistas, os jornais, as publicações anuais (como relatórios, anuários, directórios, etc.), as séries monográficas, etc., qualquer que seja o seu suporte.

 

O Centro Nacional ISSN Portugal só atribui ISSN a publicações editadas em Portugal.
No caso das publicações em linha, a atribuição do ISSN é efetuada após o recurso estar disponível para consulta com todo o material inerente à sua organização e funcionamento, ou seja após a publicação do 1º número.

 

Antes de pedir um ISSN, deve verificar-se primeiro se se trata, de facto, de uma publicação em série. Se necessário, contacte o Centro Nacional ISSN para esclarecimentos.