Serviços
Versão para impressão Enviar por E-mail

 



Centro Nacional ISSN
Biblioteca Nacional de Portugal
Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa


Tel. 21 7982036 / 29
Fax 21 7982432
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar


Horário de atendimento telefónico:
2ª a 6ª Feira, das 10h às 12h e das 14h30 às 16h


♦ Perguntas mais frequentes

♦ Formulário de solicitação de ISSN


♦ ISSN International Centre

♦ ISO 3297: 2007 - ISSN

Centro Nacional ISSN

O que é o ISSN
O ISSN é um código numérico que constitui um identificador unívoco para cada título de publicação em série. cujos componentes não têm um significado especial em si próprios. O sistema ISSN é definido pela norma ISO 3297: 2007 - Information and Documentation. International Standard Serial Number ISSN, gerida pelo ISSN International Centre.

Como se compõe o ISSN
O ISSN é constituído por dois grupos de quatro dígitos separados por hífen, que não têm um significado especial em si próprios. O oitavo dígito corresponde a um caracter de controlo calculado por um algoritmo sobre os números precedentes. Este caracter de controlo pode ser X quando o seu valor é igual a 10.

A que publicações se aplica o ISSN

O ISSN aplica-se a todas as publicações em série, já publicadas, em publicação, ou a publicar num futuro previsível. As publicações em série compreendem as revistas, os jornais, as publicações anuais (como relatórios, anuários, directórios, etc.), as séries monográficas, as memórias, as actas de sociedades, etc., qualquer que seja o seu suporte.

 

Como obter um ISSN
Deve verificar-se, primeiro, se se trata, de facto, de uma publicação em série. Se necessário, contacte o Centro Nacional ISSN para esclarecimentos. O pedido de ISSN deve ser acompanhado da informação solicitada no respectivo formulário (título, editor, data de edição do primeiro número, periodicidade e director/coordenador da publicação). A atribuição de ISSN é um serviço totalmente gratuito.