Print E-mail
jazz_banner

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal

 

Informações

Serviço de Relações Públicas
Tel. 21 798 21 68

Fax 21 798 21 38

This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

 

Horário

2.ª - 6.ª 09h30 - 19h30

sáb.  09h30 - 17h30

 

Horário de verão 2017
19 jul. - 18 set.
2.ª - 6.ª 09h30 - 17h30
sáb.  Encerrado

 

Folha de sala

 

Vídeo promocional

 

Visita guiada

por João Moreira dos Santos

1 jul. | 11h00

15 set. | 17h00

Entrada livre / This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it
(mín. 12)

 

 

Apoios:


Jazz em Portugal: 100 anos de txim, txim, txim, pó, pó, pó, pó

EXPOSIÇÃO | 1 jun. - 15 set. '17 | Sala de Exposições | Entrada livre

 

Comissariada por João Moreira dos Santos, a exposição conta pela primeira vez a história de um género musical cujos primeiros ecos chegaram ao País em 1916/17 e que se cruzou com grandes figuras da cultura nacional. Destacaram-se Ferreira de Castro, Almada Negreiros, Stuart Carvalhais, Cottinelli Telmo, António Ferro, António Lopes Ribeiro e Fernando Curado Ribeiro.

A exposição está repleta de novidades, sendo alimentada pela investigação que João Moreira dos Santos vem realizando há cerca de 20 anos, da qual já resultaram sete livros sobre a história do Jazz em Portugal.

 

São exibidos pela primeira vez: 1) fotografias desconhecidas, como a de Duke Ellington com Eusébio, em 1966; 2) documentos inéditos sobre a relação do Estado Novo com o Jazz; 3) excertos da presença do Jazz em filmes portugueses dos anos 1920 e 1930 – Fátima Milagrosa (1928), de Rino Lupo, e A Castelã das Berlengas (1930), de António Leitão; 4) o primeiro disco de jazz gravado por músicos portugueses (1957); 5) um desconhecido disco de 1929 que contém uma peça dedicada ao Jazz; 6); a gravação inédita de uma jam-sessions dos anos 1950 efetuada na Faculdade de Ciências de Lisboa; 6) a primeira definição de Jazz publicada num jornal português (A Capital, 1919); 7) as baquetas que o baterista Jimmy Cobb (presente no icónico disco Kind of Blue, de Milejazzs Davis) usou na última edição do Cascais Jazz.

 

Tematicamente, a presente exposição está organizada em onze módulos representativos do que foi o desenvolvimento do Jazz em Portugal nos últimos 100 anos: 1) Os primeiros ecos do Jazz; 2) A «Hora Preta»;    3) Imprensa e Digital; 4) Rádio e Televisão; 5) Concertos e Festivais; 6) Jam-sessions; 7) Músicos e Formação; 8) Produtores; 9) Fotógrafos; 10) Clubes Noturnos e Clubes de Jazz; 11) Discos, Discotecas e Editoras.

Segundo João Moreira dos Santos, “esta exposição surge num período em que o Jazz não só tem uma popularidade inédita em Portugal como é tocado por três gerações de músicos, nomeadamente jovens extraordinariamente dotados e admirados internacionalmente”.