Versão para impressão Enviar por E-mail
banner_vergilio_ferreira2

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal

 

Informações

Serviço de Relações Públicas
Tel. 21 798 21 68

Fax 21 798 21 38

Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

Horário

2.ª - 6.ª 09h30 - 19h30

sáb.  09h30 - 17h30

 

Folha de sala

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

Apoio:  secose_2016

 


Vergílio Ferreira - Escrita(s)

EXPOSIÇÃO | 25 out. '16 | 18h00 | Sala de Referência | Entrada Livre / até 14 jan. '17

Assinalando o centenário do nascimento de Vergílio Ferreira (Melo, 1916 - Lisboa, 1996), abre na Biblioteca Nacional de Portugal uma exposição onde é dado papel de destaque a documentação do seu espólio, incorporado, a partir de 1998, no Arquivo de Cultura Portuguesa Contemporânea, por doação dos seus herdeiros.


Depois da formação em Filologia Clássica pela Universidade de Coimbra e a par de uma reconhecida carreira de Professor de Liceu (em Faro, Bragança, Évora e Lisboa), Vergílio Ferreira, ficcionista, ensaísta, autor de livros autobiográficos, publica o primeiro romance em 1943, dando início a uma vasta bibliografia que ocupa lugar de grande destaque no panorama da Literatura Portuguesa do século XX.


A exposição procura, a partir de algumas das suas obras ficcionais – O Caminho Fica Longe, Manhã Submersa, Aparição, Para Sempre, Na Tua Face e Alegria Breve – e ensaísticas – Invocação ao Meu Corpo, Interrogação ao Destino, Malraux e «Da Fenomenologia a Sartre», ensaio que abre a edição portuguesa de O Existencialismo é um Humanismo, de Jean Paul Sartre – dar relevo ao(s) processo(s) de escrita.

 

Complementa-se essa informação associando cartas, fotografias, citações, ora sugerindo o enquadramento do escritor no seu universo relacional, ora assinalando reflexões próprias sobre a sua «arte», a escrita, e a «arte» alheia. Fecha a exposição um núcleo que evoca a relação de Vergílio Ferreira com artistas plásticos e as suas obras.