Versão para impressão Enviar por E-mail
concp_banner

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal

 

 

Informações

Serviço de Relações Públicas
Tel. 21 798 21 6821 798 21 68

Fax 21 798 21 38
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

Horário

2.ª - 6.ª: 09h30 - 19h30

sáb.:  09h30 - 17h30

 


Programa

 

 

ipri


A CONCP – a internacionalização da luta pela independência das colónias portuguesas

CONFERÊNCIA | 15 jun. '16 | 14h30-18h30 | Sala de Formação | Entrada livre

concpFundada em 18 de Abril de 1961, em Casablanca, Marrocos, a Conferência das Organizações Nacionalistas das Colónias Portuguesas (CONCP) foi um organismo de coordenação internacional entre determinados movimentos nacionalistas das então colónias portuguesas, tendo substituído uma frente pré-existente, a Frente Revolucionária Africana para a Independência Nacional (FRAIN). A CONCP assentava em organizações nacionais e visava coordenar a acção política de um conjunto de movimentos nacionalistas africanos e goeses na luta contra o colonialismo português. Como tal, a CONCP englobou o PAIGC, em representação da Guiné e Cabo Verde, o MPLA, por Angola, a UDENAMO, mais tarde substituída pela FRELIMO, por Moçambique, o MLSTP, por São Tomé e Príncipe. Inicialmente contou também com uma significativa delegação de nacionalistas indianos de Goa.

Ao longo de década e meia, a CONCP permitiu a coordenação política entre os diferentes movimentos nacionalistas, tendo contribuído significativamente para uma intervenção conjunta na arena internacional nalguns momentos críticos. Entre os principais sucessos políticos da CONCP, estiveram a realização do encontro dos líderes dos movimentos nacionalistas com sua Santidade o Papa Paulo VI, em Roma, em 1970; a retirada do reconhecimento da OUA ao GRAE; o triunfo da proclamação da independência da Guiné-Bissau em 1973; o reconhecimento do governo da República Popular de Angola em 1975/1976.

Neste sentido, a organização da conferência CONCP – a internacionalização da luta pela independência das colónias portuguesas pretende contribuir para a construção de um conhecimento mais estruturado sobre esse organismo, trazendo novas perspectivas de investigação e fomentando o debate científico em redor das questões suscitadas pelo colonialismo e pelo anticolonialismo.

Programa

14h30 Abertura | Maria Inês Cordeiro (BNP) e Carlos Gaspar (IPRI-UNL)

14h45 Sessão I | Perspectivas Históricas sobre a Conferência das Organizações Nacionalistas das Colónias Portugueas (CONCP) | Moderador: Fernando Tavares Pimenta (IPRI-UNL)

A política externa portuguesa durante a guerra colonial | Pedro Aires Oliveira (IHC)
A criação da Conferência das Organizações Nacionalistas das Colónias Portuguesas em Casablanca, Marrocos, em 1961 | Ângela Benoliel Coutinho (IPRI-UNL)
CONCP: De Casablanca a Brazzaville. A trajectória de um organismo de coordenação em tempos de libertação nacional. Discursos e práticas | Julião Soares Sousa (CEIS20-UC)
Da CONCP à Cimeira dos Cinco e ao Forum PALOP ou a realpolitik no seu melhor: da ideologia à economia | Manuel Ennes Ferreira (ISEG-SOCIUS/CGS e IPRI-UNL)

Debate | Discussant: Diogo Ramada Curto (IPRI-UNL)

16h45 Pausa

17h00 Conferência CONCP - uma oportunidade perdida | Embaixador José Duarte de Jesus
Moderador: Tiago Fernandes (IPRI-UNL)

Debate

18h00 Encerramento | Embaixador José de Freitas Ferraz (IDI-MNE)

Organização: Fernando Tavares Pimenta, em colaboração com Embaixador Duarte de Jesus
Apoio Técnico: Joana Mendes


Cabeçalho: Pormenor de «II Conferência das Organizações Nacionalistas das Colónias Portuguesas (CONCP) em Dar-es-Salam», 6 outubro de 1965. Fundação Mário Soares (http://hdl.handle.net/11002/fms_dc_44271)