Colecções
Versão para impressão Enviar por E-mail


Sala de Leitura de Música

Horário
2ª a 6ª Feira, das 09h30 às 17h30
Requisições de leitura até às 17h00
Sábados - Encerrado

Serviços complementares
Fotocópia, a pedido, até às 17h00
Teclado electrónico


Contactos
Tel.  21 7982410 / 11
Fax 21 7982138
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

Música


A colecção de Música da BNP é um dos mais importantes acervos musicais existentes em Portugal, especialmente relevante para a investigação histórica e musicológica. Conta com mais de 50.000 espécies, dos séculos XII a XX, de produção maioritariamente portuguesa, compreendendo, para além de partituras, impressas e manuscritas, livros e periódicos de temática musical, libretos, programas, cartazes, fotografias, arquivos pessoais e institucionais diversos e outros materiais associados à produção musical e discográfica.

Estabelecida separadamente desde 1991, a colecção abrange dois grandes grupos:


Colecções Gerais
, constituídas a partir de documentação, impressa e manuscrita, recolhida de outras colecções da BNP e incorporando o Depósito Legal de publicações de e sobre música;

Colecções Especiais
, englobando colecções e arquivos de instituições e colecções e espólios de músicos e compositores, que constituem, no seu conjunto, a parte mais rica do acervo pela sua raridade e também pela diversidade tipológica, que vai das partituras manuscritas e impressas aos cartazes, passando por fotografias, programas, correspondência privada e institucional e documentação administrativa.

 

Acesso
Sala de Leitura de Música, situada no piso 3, com 12 lugares e dispondo de uma colecção de obras de referência em livre acesso.
Colecção acessível a portadores de Cartão de Leitor. Para as condições gerais de acesso, ver Regulamento.