Versão para impressão Enviar por E-mail
banner_memoria_mundo

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal

 

 

Informações

Serviço de Relações Públicas
Tel. 21 798 21 68

Fax 21 798 21 38
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

 

 

 

 

 

 

 

 


«Apocalipse de Alcobaça» incluído

no Registo da Memória do Mundo 2015

NOTÍCIA | 14 out. 2015

A UNESCO inscreveu no Registo da Memória do Mundo o conjunto de manuscritos dos Comentários do Apocalipse do Beato de Liébana existentes na Península Ibérica, em resultado de uma candidatura conjunta de Portugal e Espanha, apresentada em 2014 e intitulada Manuscritos do Comentário do Apocalipse (Beatus de Liébana) na Tradição Ibérica.

O conjunto inclui onze manuscritos,  nove existentes em Espanha e dois em Portugal, um dos quais é o códice conhecido como «Apocalipse de Alcobaça» existente na Biblioteca Nacional de Portugal (BNP, ALC. 247) e proveniente do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, onde foi produzido nos inícios do séc. XIII, tendo seguido, provavelmente, o exemplar de Lorvão.

O «Apocalipse de Lorvão», datado do séc. XII,  é o outro exemplar português também incluído no conjunto agora objeto de registo na Memória do Mundo, e pertence ao Arquivo Nacional da Torre do Tombo (PT/TT/MSML/B/44).

Estes códices medievais são também conhecidos como “Beatos” por conterem a cópia do «Comentário ao Apocalipse» atribuído ao monge Beato de Liébana, que viveu nas Astúrias na segunda metade do século VIII. Únicos no seu género, são considerados expressão cultural e artística de grande relevância produzida na Península Ibérica e com grande disseminação no resto da Europa medieval. Inspiraram algumas das mais famosas obras literárias e artísticas contemporâneas e constituem uma das provas materiais da transição do Mundo Antigo para os tempos medievais no campo da arte, da literatura e do pensamento no mundo mediterrânico e na Europa Ocidental.


 
Agenda