Print E-mail
banner_vasconcelos2

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal

 

 

Informações

Serviço de Relações Públicas
Tel. 21 798 21 68

Fax 21 798 21 38
This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

 


Jorge Ferreira de Vasconcelos na Biblioteca Nacional

CONFERÊNCIA | 9 set. '15 | 18h30 | Auditório BNP | Entrada livre / Visita guiada à Exposição às 17h00

“Amor, em ti se encerram a verdade, a mentira, a fraqueza e a força. Tu reinas em todo o género animal, na terra e no mar, e nenhum dos deuses escapou de tua tirania.”
Jorge Ferreira de Vasconcelos, Comedia Eufrosina


Conferência no âmbito das comemorações do V Centenário de Jorge Ferreira de Vasconcelos, apresentada por Silvina Pereira, comissária da Exposição Jorge Ferreira de Vasconcelos – Um Homem do Renascimento, patente na BNP até 11 de setembro. A vida e obra do comediógrafo, a teatralidade da sua obra dramática, os desafios colocados pela encenação do teatro clássico, nomeadamente do repertório clássico português, serão alguns dos temas abordados.

Após a Conferência segue-se uma leitura encenada de algumas cenas da Comedia Aulegrafia de Jorge Ferreira de Vasconcelos, ainda inédita nos palcos portugueses, pelos actores Álvaro Faria, Augusto Portela e Júlio Martín, que integram ou colaboram regularmente com o Teatro Maizum.

Em meados do século XVI, Jorge Ferreira de Vasconcelos, com a sua Comedia Aulegrafia, oferece-nos, com fina agudeza, um retrato crítico da corte. O mundo transformou-se num lugar perigoso, absurdo e desconcertante, e as suas personagens respiram, nesse mundo áulico, ambição, intriga e mentira. O que impressiona nesta comédia quinhentista é a actualidade dos temas, desde o político até ao amoroso, bem como a visão expressa de que o tempo é de crise – “e crise implica mudança, alteração de paradigmas”. Nela se respira a experiência do engano e da decepção, a crise de valores, o mundo às avessas, que parece tudo fazer ruir.

Outras actividades têm decorrido no V Centenário, nomeadamente um Atelier de Teatro Renascentista em outubro de 2014 na Fundação Calouste Gulbenkian (FCG), uma Conferência na Academia das Ciências de Lisboa, um Colóquio Internacional na FCG e a Exposição patente na BNP cujo catálogo sairá no próximo mês de outubro. Outras iniciativas neste âmbito estão ainda previstas até 2016, nomeadamente a estreia mundial da Comédia Aulegrafia.

Silvina Pereira

Doutorada em Estudos de Teatro pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa com a tese Tras a nevoa vem o sol – as comédias de Jorge Ferreira de Vasconcelos, Silvina Pereira integra como investigadora o Centro de Estudos Clássicos da mesma Faculdade, onde desenvolve, com uma bolsa da FCT, um Pós-Doutoramento na área do teatro clássico português, uma reflexão sobre Encenar o teatro clássico, hoje.
 
Agenda