Versão para impressão Enviar por E-mail

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal

 

 

Informações

Serviço de Relações Públicas
Tel. 21 798 21 68

Fax 21 798 21 38
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

 


Identidade, Valores, Modernidade:

o pensamento de Onésimo Teotónio Almeida

LANÇAMENTO | 26 jun. '15 | 18h00 | Auditório da BNP | Entrada livre

Apresentação do livro de João Maurício Brás, por Diogo Ramada Curto, que contará com a presença do autor e de Onésimo Teotónio Almeida.

 

Onésimo Teotónio Almeida, doutorado em Filosofia pela Universidade de Brown e professor catedrático da mesma universidade, é mais conhecido entre nós como escritor, graças à sua presença e colaboração frequente na comunicação social portuguesa e à publicação de livros de crónicas e de estórias.

Todavia, Onésimo Teotónio Almeida é, acima de tudo, um pensador e a sua obra constitui um caso singular e original no panorama cultural português. Trata-se de uma figura tão incontornável quanto improvável dos nossos séculos XX e XXI: leiam-se as suas reflexões sobre temas como identidade, valores, mundividências, modernidade e pós-modernidade.

Conhecer a sua obra foi para o autor deste volume uma descoberta surpreendente e um enorme desafio. Este livro é o resultado dessa descoberta e pretende captar e apresentar o essencial do pensamento de Onésimo Teotónio Almeida, sugerindo um percurso possível através da sua obra.

João Maurício Brás é autor dos livros A Importância de Desconfiar, Da Filosofia Inútil, O Pensamento Insuportável de Emil Cioran, bem como de uma longa entrevista em forma de livro, Utopias em Dói Menor. Coordenou ainda o volume Onésimo: Único e Multímodo.

 
Agenda