Versão para impressão Enviar por E-mail
banner_arte_ser_portugues

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal

 

 

 

Informações

Serviço de Relações Públicas
Tel. 21 798 21 68

Fax 21 798 21 38
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

Programa

 

Ciclo de Congressos Internacionais: Triénio Pascoalino

 

 

Clepul - Centro de Investigação da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa


Arte de ser português: no centenário da sua publicação

CONGRESSO INTERNACIONAL | 14-16 out. '15 | Academia das Ciências de Lisboa | Faculdade de Letras de Lisboa | Biblioteca Nacional de Portugal | Entrada livre / ver Programa

O Instituto de Ciências da Cultura Pe. Manuel Antunes e o CLEPUL – Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em parceria com a Câmara Municipal de Amarante, a  Biblioteca Nacional de Portugal e outras ilustres instituições, irão organizar, entre 14 e 16 de outubro de 2015, o Colóquio Internacional Arte de ser português: no centenário da sua publicação, no qual se discutirão os princípios fundamentais da obra de Teixeira de Pascoaes e do pensamento português.

Além de a Arte de ser português, o ano de 1915 vê surgir, pela mão de Fernando Pessoa, Almada Negreiros e Mário de Sá-Carneiro, a revista Orpheu, que está na origem da introdução do movimento modernista em Portugal, bem como a obra O pensamento criacionista, de Leonardo Coimbra, que alteraria radicalmente o pensamento português.

Ao celebrar o centenário da publicação de Arte de ser português, evocar-se-ão os primeiros anos do século XX, as controvérsias entre racionalismo e positivismo, o movimento da filosofia portuguesa, a predominância de um providencialismo messiânico, a urgência disruptiva do modernismo e, por fim, a presença de um projeto espiritual do pensamento português que cruza a totalidade do século.

Este Colóquio integra-se no Triénio Pascoalino, um conjunto de eventos que, entre 2014 e 2017, evocarão a figura de Teixeira de Pascoaes (1877-1952). Recorde-se que, entre 29 e 31 de outubro de 2014, já se havia realizado o  1.º Congresso Internacional, dedicado ao género literário das biografias, e, entre 15 de outubro e 31 de dezembro de 2014, a Mostra Biografias de Teixeira de Pascoaes.