Versão para impressão Enviar por E-mail
banner_spa

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal

 

Informações

Serviço de Relações Públicas
Tel. 21 798 21 68

Fax 21 798 21 38
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

 

 

 


BNP distinguida com Prémio Pró-Autor

NOTÍCIA | maio '15


A Biblioteca Nacional de Portugal (BNP) foi distinguida com o Prémio Pró-Autor, atribuído pela Sociedade Portuguesa de Autores para galardoar instituições que têm contribuído para preservar o património cultural e a obra dos autores de várias gerações e disciplinas. O prémio será entregue na sessão comemorativa dos 90 anos da fundação da Sociedade Portuguesa de Autores, agendada para o próximo dia 22 de maio, pelas 18h30, na Sala – Galeria Carlos Paredes, em Lisboa.

Recebem igualmente este Prémio a Biblioteca da Universidade de Coimbra, o Cante Alentejano, a Casa da Música, a Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema, o Lisbon & Estoril Film Festival, o Programa “Literatura Agora” da RTP2 e o Festival “Curtas” de Vila do Conde.

Na Sessão Comemorativa, que celebra também o Dia do Autor Português, serão ainda homenageados, com a Medalha de Honra da SPA, António Pinho Vargas, Carlos do Carmo, João Mota, Joaquim Furtado, José Luandino Vieira, José Pacheco Pereira, Júlio Pereira e Maria João Seixas, pelo seu contributo para a difusão e prestígio da vida cultural portuguesa.

Durante a cerimónia serão ainda entregues o Grande Prémio de Teatro SPA/Novo Grupo, tendo lugar o lançamento da peça premiada em 2014, editada pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda (IN-CM),  e o Prémio de Consagração de Carreira ao compositor, arquitecto e pintor José Luís Tinoco.

A sessão conta ainda com o lançamento das edições, com a chancela da IN-CM, da peça de teatro “1958”, de António Torrado, evocativa das eleições presidenciais daquele ano, e do álbum  “Isto de Ser Autor”, comemorativo dos 90 anos da SPA, encerrando com uma evocação do centenário da revista Orpheu e dos nomes que projectaram o primeiro modernismo português, com destaque para Fernando Pessoa, Mário de Sá-Carneiro e Almada Negreiros.

 
Agenda