página principal da agenda
lista de eventos
eventos passados
editores da agenda

 

 

 

 

 
 

De 23 de Maio a 7 de Setembro de 2002. Entrada Livre.

"Pedro Nunes (1502-1578): nouas terras, nouos mares, e o que mays he: nouo ceo e nouas estrellas”

Integrada nas Comemorações Nacionais do V centenário do nascimento de Pedro Nunes (1502-1578), a Biblioteca Nacional (BN) desenvolveu um amplo projecto de pesquisa sobre a obra do matemático e cosmógrafo e seu reflexo no mundo científico dos séculos XVI e XVII. Este projecto traduz-se numa exposição, inaugurada no dia 23 de Maio de 2002 e patente até 07 de Setembro de 2002, no lançamento de um catálogo bibliográfico e na edição de um site (http://purl.pt/40).


CATÁLOGO

Lançado no dia da inauguração da exposição - 23 de Maio de 2002 - e disponível na Livraria da BN desde essa data, o catálogo inclui toda a produção do matemático português e o reflexo da sua obra no mundo da ciência. Intitulado "Pedro Nunes (1502-1578): nouas terras, nouos mares, e o que mays he: nouo ceo e nouas estrellas", o detalhado catálogo bibliográfico centra-se essencialmente em três núcleos - estrutura que se transpõe, aliás, para a exposição que o ilustra - e contém estudos da autoria do Comissário Científico deste projecto, Prof. Doutor Henrique Leitão, relativos às "obras perdidas" de Pedro Nunes, e aos "autógrafos" atribuídos ao matemático.

EXPOSIÇÃO

A exposição apresenta três núcleos temáticos, denominados: "Obras de Pedro Nunes", "Fontes de Pedro Nunes: Matemática, Astronomia e Cosmografia dos séculos XV e XVI", "Conhecimento Europeu da Obra de Pedro Nunes". É de salientar que se trata de uma das maiores exposições de livro científico quinhentista realizada em Portugal.

O primeiro núcleo mostra todas as obras impressas no séc. XVI, da autoria de Pedro Nunes, das quais se destacam três:

De Crepusculis, de 1542, trabalho em que Pedro Nunes apresenta a concepção do nónio e uma das obras mais notabilizadas entre a literatura científica do séc. XVI e XVII.

Tratado da Sphera, de 1537, única obra de Pedro Nunes publicada em português, integra dois valiosos Tratados sobre questões de Náutica: o Tratado sobre Certas Dúvidas da Navegação e o Tratado em Defesa da Carta de Marear.

Astronomici Introductorii de Sphera Epitome, breve resumo de problemas de Esfera, inspirado no célebre Tratado da Esfera de Sacrobosco, mas com redação própria por parte do matemático português e, sublinhe-se, o único exemplar conhecido. Encontra-se à guarda da Biblioteca da Ajuda.

O segundo núcleo, intitulado "Fontes de Pedro Nunes: Matemática, Astronomia e Cosmografia dos séculos XV e XVI", dá a conhecer fontes de conhecimento utilizadas pelo matemático, sendo de destacar a exposição da primeira edição do De Revolutionibus Orbium Coelestium, de Copérnico.
Nesta obra, datada de 1543, Copérnico propõe, audaciosamente, a alteração do referencial da descrição astronómica, tratando a Terra como planeta e atribuindo ao Sol uma posição imóvel.
Pedro Nunes estudou a obra de Copérnico e detectou, inclusivamente, alguns erros nos capítulos iniciais. Figuram igualmente como verdadeiras preciosidades, as primeiras edições impressas das mais relevantes obras de Euclides e de Arquimedes.

O terceiro núcleo, dedicado ao "Conhecimento Europeu da Obra de Pedro Nunes", salienta o impacto que as considerações científicas do matemático português tiveram até ao séc. XVIII. Sobretudo, entre nomes como Cristóvão Clavius, Tycho Brahe ou Willebrord Snell, e entre alguns autores portugueses, como o cosmógrafo Luís Serrão Pimentel. A repercussão da obra de Pedro Nunes foi visível até ao séc. XVIII, como comprovam algumas cópias manuscritas tardias dos seus Tratados mais significativos.

De salientar, igualmente, as três assinaturas autógrafas de Pedro Nunes, que constam do Livro das Actas dos Conselhos da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, datadas de 1555 e 1556.
A exposição integra também várias peças museológicas relacionadas com a temática científica, das quais se evidencia um "globo celeste", datado de 1575, da autoria de Christoph Schissler, cedido pelo Palácio Nacional de Sintra.

Podem ser pedidas visitas guiadas, pelo fax nº 21 798 24 36, ou pelo correio electrónico nitah@bn.pt. Os pedidos tem de conter os seguintes dados:

Sugestão de uma data e hora para a realização da visita
Nº de visitantes
Contactos da instituição que solicita a visita

SITE

Traduzindo o conceito de " exposição virtual" , o site sobre Pedro Nunes está disponível em http://purl.pt/40. Adicionalmente não deixe de visitar o site das comemorações nacionais do V centenário do nascimento de Pedro Nunes: http://pedronunes.cienciaviva.pt/home/

CONFERÊNCIA INTERNACIONAL-24 de Maio de 2002 - Anfiteatro da BN, 25 de Maio de 2002 - Coimbra.

Conferencistas e temas das conferências:

Victor Navarro Brotóns - Universitat de Valência - Aspectos de la obra cosmográfica de Pedro Nunes y su inflencia en la cosmografía ibérica.

Fernando Taveira da Fonseca - Universidade de Coimbra - De Lisboa para Coimbra: a universidade no tempo de Pedro Nunes.

Raymond D`Hollander - Paris - La théorie de la loxodromie de Pedro Nunes (Petrus Nonius)

Eberhard Knobloch - Technical University of Berlin - Nune`s book of twilights

Henrique Leitão - Universidade de Lisboa - Pedro Nunes and the aristotelian mechanica problemata

Antoni Malet - Universitat Pompeu Fabra, Barcelona - Pedro Nunes`s innovations in his libro de algebra.

Para mais informações sobre a Conferência consulte: http://mat.fc.ul.pt


Horário da Exposição:Dias úteis: 10h - 17.00 (Horário de Verão)

Entrada Livre. Para mais informações sobre este evento contacte o departamento de Relações Públicas e Divulgação Cultural da Biblioteca Nacional.