página principal da agenda
lista de eventos
eventos passados
editores da agenda
Birds of America é considerado, pelo seu formato, um dos maiores livros da história da imprensa.

O exemplar da BN é composto por 4 volumes com 431 estampas, 98 x 70 centímetros e mais de 25 quilos cada.

A obra, concebida por Audubon, naturalista de origem francesa, é provavelmente o maior inventário de aves do continente norte-americano.

Em 1819, Audubon abandona definitivamente a actividade comercial da família, para se dedicar em exclusivo ao seu sonho de menino, materializando Birds of America em 1838.

 
 

Dia 18 de Dezembro de 2001. Entrada Livre.

A Biblioteca Nacional recupera e apresenta
BIRDS OF AMERICA

A Biblioteca Nacional (BN) /Ministério da Cultura vai apresentar, no próximo dia 18 de Dezembro, pelas 18 horas, o seu exemplar de Birds of America, obra emblemática da autoria de John James Audubon (1785-1851), que foi objecto de intervenção de restauro. Trata-se de uma obra de grande valor, composta por 4 volumes, num total de 435 estampas, representando mais de 1000 pássaros desenhados nos seus habitats.

Birds of America é considerado, pelo seu formato, um dos maiores livros da história da imprensa. O exemplar da BN é composto por 4 volumes com 431 estampas, 98 x 70 centímetros e mais de 25 quilos cada. A obra, concebida por Audubon, naturalista de origem francesa, é provavelmente o maior inventário de aves do continente norte-americano. Em 1819, Audubon abandona definitivamente a actividade comercial da família, para se dedicar em exclusivo ao seu sonho de menino, materializando Birds of America em 1838.

A importância actual da obra pode medir-se pela diversidade de sites que existem, onde é possível aceder tanto a informações de carácter científico, como participar em leilões ou adquirir reproduções de gravuras e mesmo objectos alusivos aos Birds of America.

No âmbito da campanha "Salve um Livro", esta obra foi escolhida para intervenção de restauro, tendo sido apoiada pela Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento e pela Embaixada dos Estados Unidos da América. Assim, em 1994 iniciou-se o tratamento do primeiro volume. Desde essa data, a recuperação do corpo do livro e da encadernação, tem obedecido a um exaustivo processo de investigação, envolvendo diversos especialistas e cruzando várias técnicas. Desde a descrição física e intelectual da obra, procura de materiais adequados, até ao estudo e concepção de uma caixa própria para acondicionamento, tudo levou a que Birds of America fique como um marco na história da encadernação na BN.


Horário de visita à Exposição: Dias úteis: 10h - 19h
Sábados: 10h-17h
Encerra domingos e feriados

Entrada Livre. Para mais informações sobre este evento contacte o departamento de Relações Públicas e Divulgação Cultural da Biblioteca Nacional.