Agenda 2005
Livraria da BN, um espaço extra de animação cultural
página principal da agenda
lista de eventos
eventos passados
editores da agenda
 
Eventos em 2005

EXPOSIÇÃO
Eis Bocage...

No ano do bicentenário da morte de Manuel Maria Barbosa du Bocage, a BN realiza uma exposição sobre o autor que é indiscutível referência da poesia satírica e erótica portuguesa. Boémio e em toda a sua vida errante e aventureiro, Elmano Sadino – pseudónimo arcádico que criou seguidores sob a designação de elmanismo – granjeou na literatura libertina em voga na sua época um lugar de popularidade: para além da compilação poética em volumes ( em 1791, 1799 e 1804), circulavam manuscritas colecções de poemas seus, de que foram famosos os que compôs na querela com os seus pares arcádicos, como os seus derradeiros Improvisos.

De 17 de Novembro de 2005 a 2 de Março de 2006 | Mais informação

EXPOSIÇÃO
Bordalo n'A Berlinda

No ano em que se comemora o centenário da morte de Rafael Bordalo Pinheiro (1846-1905), a BN leva a efeito uma exposição em torno de um objecto que marcou o início da sua carreira como caricaturista e polemista, em 1870, com a publicação d’ A Berlinda - Reproduções dum álbum humorístico ao correr do lápis, ano em que se realizaram as célebres Conferências do Casino Lisbonense a cujo acontecimento se refere um dos exemplares. A mostra é constituída pela apresentação das sete «pranchas» do álbum e será acompanhada de um catálogo e da edição facsimilada d’ A Berlinda que, desde logo, tornou o seu autor famoso e figura ímpar na história cultural e política portuguesa contemporânea.

13 de Outubro de 2005 a 7 de Janeiro de 2006 - Entrada Livre | Mais Informação

EXPOSIÇÃO
Hein Semke Os seres imaginários: xilogravuras

Escritor, ceramista e pintor nascido na Alemanha, Hein Semke (1899-1995) percorreu os espaços de renovação da arte moderna em Portugal, onde se radicou, dedicando-se a várias expressões plásticas, nomeadamente à xilogravura cujas séries ou ciclos temáticos são conhecidos. Integrada num conjunto de mostras –Hein Semke, dez anos depois (1995-2005), disseminadas por vários espaços culturais que apresentam disciplinas e temas centrais da sua obra –, a BN expõe Os seres imaginários: xilogravuras.

De 4 de Outubro a 5 de Novembro de 2005 - Entrada Livre | Mais Informação

EXPOSIÇÃO
Um Olhar Diferente

A dimensão artística que todo o ser humano possui está em destaque nos trabalhos realizados pelas pessoas que integram o Enclave de Reabilitação Profissional da Biblioteca Nacional.
Na realidade, todo o ser humano desempenha diversos papéis importantes ao longo da sua vida, sendo no entanto destacados apenas alguns, designadamente o profissional.
Queremos com esta exposição mostrar um olhar diferente das pessoas e sobre as pessoas que trabalham no Enclave da BN.
Com efeito, os artistas que com os seus trabalhos possibilitam a realização do exposição trabalham há vários anos nesta instituição ao abrigo do Emprego Protegido.

De 28 de Setembro a 29 de Outubro de 2005 - Entrada Livre | Mais Informação

EXPOSIÇÃO
António José da Silva, o Judeu (1705-1739)

A 8 de Maio de 2005 celebra-se o tricentenário do nascimento de António José da Silva, o “Judeu”, que ficou conhecido tanto pelas suas comédias, representadas na época no Teatro do Bairro Alto, como pelo fim trágico da sua vida na fogueira da Inquisição, com apenas 34 anos de idade.

Considerado o mais representativo autor dramático português da primeira metade do séc. XVIII, são geralmente atribuídas a António José da Silva oito óperas – mais rigorosamente comédias com trechos musicais, destinadas a teatro de bonifrates ou marionetas – que ainda hoje são levadas à cena por várias companhias teatrais.

De 14 de Julho a 1 de Outubro de 2005 - Entrada Livre | Mais Informação

ENCONTRO
Informação e Bibliotecas Digitais em encontro
1º Workshop em Estudos de Informação e Bibliotecas Digitais (1º WEIBD)

O Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE) e a Biblioteca Nacional organizam no próximo dia 5 de Julho, entre as 10h. e as 17h., no Auditório da BN, o 1º Workshop em Estudos de Informação e Bibliotecas Digitais sob o tema «Presente e Futuro das Competências em Informação e Documentação». O 1º WEIBD inclui oito intervenções sobre preservação digital, segurança da informação, gestão do conhecimento, mobilidade da informação, colecções digitais, biblioteca híbrida – resultantes da formação dos primeiros Mestres em Estudos de Informação e Bibliotecas Digitais, na pós-graduação do ISCTE instituída a partir de 1999 –, terminando com um painel de debate.

5 de Julho de 2005 – Auditório da BN | Mais Informação

EXPOSIÇÃO
Ilustradores do Quixote na BN

Em 1605, Miguel de Cervantes (1547-1616) deu à estampa a 1.ª parte de El ingenioso hidalgo Don Quixote de la Mancha, cuja 2.ª edição saiu em Lisboa ainda nesse mesmo ano, completada com a 2ª parte em 1615. Sendo hoje considerado o livro mais lido depois da Bíblia, esta obra-prima da literatura universal é justamente considerada como o primeiro romance da literatura europeia moderna glosado e ilustrado, nos séculos posteriores, por escritores e artistas de todo o mundo.

De 30 de Junho a 24 de Setembro de 2005 - Entrada livre | Mais informação

EXPOSIÇÃO
Centro Nacional de Cultura: 60 anos de uma vida cheia

O Centro Nacional de Cultura tem sido um lugar de debate e encontros desde a fundação em 1945, uma semana depois do fim da grande guerra. Com um cunho de liberdade e de abertura de espírito. As paredes do velho Centro testemunham extraordinárias iniciativas e diálogos, conferências inconformistas, a arte, a filosofia, a literatura, num tempo de cursos académicos, guerras coloniais, de renovação da igreja com o concílio, de falta de liberdade que ansiava por ar puro... E veio a liberdade. E a liberdade continuou a ser a marca do Centro como lugar de memória e de futuro...

De 24 de Maio a 2 de Julho de 2005 - Entrada livre | Mais informações

EXPOSIÇÃO
Discretos Inimigos do Livro

Os livros e outros documentos gráficos podem reservar-nos surpresas menos agradáveis, pois constituem campo fértil para os insectos que os elegeram como fonte preferencial de sobrevivência. Alheios ao conteúdo, à tendência, ao estilo ou à época, sobre o papel os insectos organizaram a sua vida, interrelacionaram-se com ele e deixaram (ou deixam ainda) marcas indesmentíveis da sua actividade. Baratas, peixinhos de prata ou piolhos do livro são apenas alguns dos muitos insectos que, ao longo dos séculos, se foram entretendo com o nosso património. Exposição em painéis.

De 22 de Abril a 18 de Junho de 2005 – Entrada livre | Mais informações

EXPOSIÇÃO
Inês de Castro 1355-2005

Neste ano inesiano de 2005, que vai comemorar os 650 anos da morte da «mísera e mesquinha / que, depois de ser morta, foi rainha», não podiam ficar esquecidos os fundos bibliográficos. É imensa a literatura e a historiografia que veicularam o celebrado amor do príncipe e, depois, rei português Pedro I com a dama castelhana Inês de Castro, como veio a ser inúmera a pintura que se afirmou no século XIX e não deixa de inspirar novas obras, figurativas ou simbólicas, que ilustram expressões ou versos camonianos, ou simplesmente o que poderia ter sido Inês.

De 7 de Abril a 28 de Maio de 2005 – Entrada livre | Mais informações

EXPOSIÇÃO
Hans Christian Andersen: 1805-1875

Na passagem do 2.º centenário do nascimento de Hans Christian Andersen, a Biblioteca Nacional expõe as edições portuguesas da sua obra, em especial os Contos que deram à literatura universal obras-primas inesquecíveis. Será também feita uma referência à visita que o escritor dinamarquês efectuou a Portugal em 1866, de que resultou o livro Visita em Portugal, bem como as primeiras traduções dos seus contos na imprensa portuguesa: « A mais bela rosa do mundo», em A Flor do Oceano, do Funchal, e «A princesa e o grão de milho» em O Panorama, de Lisboa, ambas em 1867.

De 3 de Março a 14 de Maio de 2005 – Entrada livre ‌| Mais informações

SEMINÁRIO
PORBASE - TEL
.
10 Fev
ereiro de 2005. Entrada livre.| Mais Informações

LANÇAMENTO
“BIBLOS” E “POLIS” - Bibliografia e Ciência Política em D. Vicente Nogueira (Lisboa, 1586 - Roma, 1654)

A Biblioteca Nacional associa-se ao lançamento público do ensaio de Martim de Albuquerque, «”Biblos” e “Polis”. Bibliografia e Ciência Política. D. Vicente Nogueira (Lisboa, 1586 – Roma, 1654)», publicado pela editora Vega, cuja sessão tem lugar na Livraria da BN

25 de Janeiro de 2005 – 18 h. | Mais informações

 
» Eventos em 2006
» Eventos em 2005
» Eventos em 2004
» Eventos em 2002
» Eventos em 2001