Agenda 2004
Livraria da BN, um espaço extra de animação cultural
página principal da agenda
lista de eventos
eventos passados
editores da agenda
 
Eventos em 2004

DIVULGAÇÃO
REVISTAS: IDEIAS E CULTURA - Apresentação do site


O projecto Revistas: Ideias e Cultura, criado pelo Seminário Livre de História das Ideias (FCSH-UNL), estabelece agora um elo de cooperação com a Biblioteca Nacional, tendo em vista a publicitação on-line de títulos periódicos relevantes do século XX e a disponibilização de informação analítica de cada um deles. A criação de um site sobre este projecto inicia-se com a reprodução das primeiras revistas – Portugália (1925–1926) e Estudos Sociais (1905-1911) – e a sua apresentação ao público ocorre a 15 de Dezembro na Biblioteca Nacional.

15 de Dezembro 2004 – 18h, Livraria da Biblioteca Nacional | Mais Informações

EXPOSIÇÃO
Immanuel Kant (1724-1804). Posteridade e Actualidade

Para comemorar o 2º centenário da morte de Immanuel Kant (1724-1804), a BN associa-se à iniciativa, levada a cabo por várias Faculdades e Centros de Investigação em Filosofia, de realizar em Lisboa e Évora, entre os dias 25 e 27 de Novembro de 2004, um Colóquio Internacional Kantiano que conta com a participação de seis dezenas de conferencistas. A exposição estrutura-se em 3 secções: I. Obras de Kant: II. Obras de filósofos com os quais Kant esteve em diálogo; III. Obras que assinalam a recepção da filosofia kantiana em Portugal desde o século XIX à actualidade.

A inauguração da exposição será seguida de uma conferência do Prof. Doutor Manuel José do Carmo Ferreira subordinada ao tema Portugal e os Portugueses na obra de Kant.

25 de Novembro de 2004 a 12 de Fevereiro de 2005 | Mais informações

MÚSICA NA BN
Augusto Machado e as operetas dos anos 70

Augusto Machado (1845-1924) viu o seu nome reconhecido na História da Música Portuguesa devido ao conjunto de óperas escritas e representadas em São Carlos, depois do sucesso primeiramente obtido com Laureana, em Marselha, em 1883. Maria José Artiaga, Mestre em Musicologia Histórica pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, recorda-nos o conjunto de operetas escritas pelo compositor para o Teatro da Trindade, na década de 70: O Sol de Navarra (1870), A Cruz de Ouro (1873), O Degelo (1875), A Guitarra (1878), Maria da Fonte (1878).

23 de Novembro de 2004 | Mais Informações

EXPOSIÇÃO
Portugueses no Oriente (1840-1940): Sião, China, Japão

No quadro das celebrações do 150º aniversário do nascimento de Venceslau de Morais, a Biblioteca Nacional propõe uma viagem ao sudeste-asiático e extremo-oriente, procurando o testemunho de compatriotas nossos que por essas paragens estiveram entre meados do século XIX e finais da década de 40 do século XX. Numa época tumultuosa, o registo em português de uma Ásia em acelerada mudança. Exposição acompanhada de catálogo bibliográfico incluindo estudos da autoria de estudiosos do orientalismo português.

De 4 de Novembro de 2004 a 29 de Janeiro de 2005 | Mais Informações

EXPOSIÇÃO
Conta, Peso e Medida: A ordem matemática e a descrição física do mundo. A colecção de livro científico dos séculos XV e XVI da Biblioteca Nacional

O rico acervo de livro científico dos séculos XV e XVI, em particular sobre ciências físico-matemáticas e afins (matemática propriamente dita, mas também astronomia, cosmografia, óptica, mecânica, engenharia, instrumentação científica, etc.), constitui um património inestimável da Biblioteca Nacional. A sua importância não reside apenas no valor intrínseco de tais obras, mas também enquanto testemunho da cultura científica portuguesa em épocas passadas. Procedeu-se ao levantamento e à catalogação exaustiva dessas espécies, e uma selecção das mais representativas será apresentada numa exposição que se associa às celebrações do Ano Mundial da Física (2005).

De 2 de Novembro de 2004 até 5 de Março de 2005 | Mais Informações

MÚSICA NA BN
Anúncios, programas e críticas.
Desenvolvimento e recepção da tradição concertística em Portugal através de fontes da BN

Análise do desenvolvimento da vida concertística em Portugal em finais do século XIX, início do século XX, através de notícias, críticas e anúncios feitos em periódicos da época, em particular os dois principais periódicos musicais, Amphion (1884-1898) e Arte Musical (1899-1915), e da documentação reunida na colecção de programas de concertos realizada por Michel Angelo Lambertini (1862-1920). Joaquim Carmelo Rosa é mestre em Musicologia Histórica pela Universidade Nova de Lisboa e professor do Departamento de Música da Escola Superior de Educação de Setúbal.

20 de Outubro de 2004 | Mais informações

MOSTRA
Manuscritos queirosianos de A Correspondência de Fradique Mendes

A mostra que a Biblioteca Nacional agora realiza prende-se com a recente aquisição do manuscrito de Eça de Queirós de A Correspondência de Fradique Mendes. A expectativa da sua aquisição, o momento da sua entrada no conjunto do património nacional, marcaram de algum modo os últimos meses da vida da instituição.
O conjunto de documentos conhecidos como o manuscrito de A correspondência de Fradique Mendes é constituído por autógrafos, provas tipográficas anotadas e corrigidas e mesmo por recortes de jornal, muito provavelmente de O Repórter [Lisboa, 1887-1890]. Trata-se de dezenas de folhas numeradas, já microfilmadas ou digitalizadas, e a partir de agora disponíveis para estudiosos e interessados. A 1ª edição de A Correspondência de Fradique Mendes [Porto: Livraria Chardron, 1900] poderá ser agora confrontada com o próprio manuscrito e essa oportunidade tem criado justificada expectativa.

De 11 de Outubro a 6 de Novembro de 2004 | Mais informações

EXPOSIÇÃO
Biblioteca Nacional. Exterior / Interior

Projectado em função daquilo a que o seu autor chamava os três “movimentos” de uma biblioteca – o movimento dos leitores, o dos livros e o dos funcionários – o edifício da Biblioteca Nacional convoca as dimensões estética, funcional e institucional, num conjunto exterior e interiormente admirável onde são visíveis as marcas de dois grandes vultos da arquitectura portuguesa do século XX, Porfírio Pardal Monteiro e Daciano da Costa.

De 7 de Outubro a 13 de Novembro de 2004 | Mais Informações

MÚSICA NA BN
Carlos Seixas (1704-1742) e o seu tempo

No ano em que se comemora o terceiro centenário do nascimento do compositor, vai ser apresentada nesta comunicação o papel do autor na sociedade e na música do seu tempo, valorizando os aspectos formais, a variedade de géneros desenvolvidos e a importância do seu contributo para uma das mais significativas produções do século XVIII, a das obras para tecla (cravo / órgão). A Prof.ª Dr.ª Adriana Latino é docente no Departamento de Ciências Musicais da Universidade de Lisboa, tendo defendido em 2001 a sua tese de doutoramento sobre o tema Instituições, Eventos e músicos: Uma abordagem à música em Portugal no Século XVII .

29 de Setembro de 2004 – 18 horas – Entrada livre

EXPOSIÇÃO
A acção humanitária de Aristides de Sousa Mendes na II Guerra Mundial  

Através desta exposição documental, e associando-se às comemorações que assinalam o 50º aniversário da morte de Aristides de Sousa Mendes, deseja o Ministério dos Negócios Estrangeiros e das Comunidades Portuguesas, em parceria com a Biblioteca Nacional e a Fundação Aristides de Sousa Mendes, homenagear esse diplomata português que se notabilizou pela acção humanitária que desenvolveu em favor dos refugiados na II Guerra Mundial. O evento pretende ainda contribuir para a divulgação junto de um vasto público, sobretudo do mais jovem, das circunstâncias em que decorreu essa actuação e da figura do seu protagonista.

De 21 de Setembro a 23 de Outubro de 2004 – Entrada livre | Mais Informações

EXPOSIÇÃO
Maria Keil. Ilustradora

Pintora e ilustradora, Maria Keil nasceu em Silves em 1914. É também conhecida pelos revestimentos de azulejo que fez, nomeadamente, para as primeiras estações do Metro de Lisboa. A Biblioteca Nacional dedica uma exposição à sua faceta de ilustradora, com particular relevo na área da literatura infanto-juvenil em que é reconhecido o carácter inovador das suas ilustrações. É também autora (texto e ilustrações) dos livros O pau-de-fileira, Os presentes, As três maçãs, Árvores de domingo e Anjos do mal: demos – demónios - diabos, etc.

De 9 de Setembro a 20 de Novembro de 2004 – Entrada livre | Mais Informações

EXPOSIÇÃO
I Guerra Mundial: cartazes da colecção da BN

A exposição de cartazes relacionados ou proximamente decorrentes da Guerra de 1914-18, pretende divulgar um núcleo de excepcional importância, quer do ponto de vista documental, quer do ponto de vista do design gráfico publicitário. Constituído por 255 obras, foram, na quase totalidade, doadas à BN por Abílio Pacheco Teixeira Rebelo de Carvalho (1894-1987). Deste conjunto, predominantemente constituído por cartazes norte-americanos e franceses, embora com alguma presença portuguesa, italiana e britânica, foram seleccionados, segundo uma das possíveis leituras, os mais representativos de um período de clivagem de importância crucial para a história do século XX.

De 7 de Julho a 3 de Setembro de 2004 – Entrada livre | Mais Informações

EXPOSIÇÃO
Desportos & Letras

Citado há mais de cem anos entre nós (Ramalho Ortigão, 1887), o foot-ball era, já em 1926, no dizer de Aquilino Ribeiro, o desporto favorito dos portugueses. Este ainda propôs (1958), por analogia com outros, que se foram nacionalizando, o vocábulo «pedibola», mas não vingou. A modalidade domina, entretanto, a actualidade, inspirando a exposição da Biblioteca Nacional, que não quis ficar-se, todavia, pelo conceito de massas subjacente ao acontecimento do Euro 2004.

De 3 de Junho a 3 de Setembro de 2004 - Entrada Livre | Mais informações

EXPOSIÇÃO
José Marinho : “todo o pensar liberta”

A exposição José Marinho : “todo o pensar liberta” intenta apresentar, celebrando o centenário do nascimento do filósofo falecido em 1975, alguns aspectos de uma personalidade e da uma obra absolutamente singulares na cultura portuguesa. Elegendo a liberdade, “fundamento de toda a vida”, como noção decisiva do percurso existencial e espiritual de José Marinho - liberdade apreendida nos seus aspectos ontológicos, éticos e políticos - a exposição procurará ilustrar, através da mostra de manuscritos, fotografias e obras impressas, quer a complexidade do seu pensamento, quer a densidade das suas relações convivenciais.

De 27 de Maio a 24 de Julho de 2004 - Entrada Livre | Mais Informações

LANÇAMENTO
Campanha Salve um Livro II

A Biblioteca Nacional enfrenta, como todas as grandes bibliotecas patrimoniais, enormes desafios com a salvaguarda do património gráfico acumulado ao longo de séculos. A esses desafios tem procurado responder com vários programas convergentes de preservação e conservação, tendo ganho maior visibilidade o de Restauro das Colecções. No âmbito deste programa, as intervenções da Campanha Salve um Livro sempre contaram com o apoio de leitores e bibliófilos, permitindo à BN executar intervenções que doutra forma seriam adiadas. A iniciativa que agora se retoma visa alertar, mais uma vez, a sociedade civil para um problema que transpõe os limites físicos da primeira biblioteca portuguesa e para cuja solução os recursos existentes são sempre escassos.

23 de Abril de 2004 - Na livraria da BN, pelas 18 horas, Exposição de exemplares patente ao público de 23 de Abril a 8 de Maio de 2004 - Entrada Livre | Mais Informações

MÚSICA NA BN
Um manuscrito inédito de Caldas Barbosa

Apresentação de um manuscrito inédito de Domingos Caldas Barbosa (1738-1800), datado de 1799 e contendo 40 canções breves ou Modinhas, com textos extraídos da colecção de cantigas Viola de Lereno (Lereno Selinuntino é o nome arcádico de Barbosa), por Manuel Morais, Professor no Departamento de Artes da Universidade de Évora. A música não tem autor declarado, e as obras são todas para duas vozes iguais e acompanhamento, que se por vezes é declaradamente para cravo ou piano forte, pode constar apenas de uma simples linha de baixo.

21 de Abril de 2004 -Na livraria da BN, pelas 18 horas - Entrada Livre | Mais Informações

EXPOSIÇÃO
Laura Cesana - Obras sobre papel

No contexto de diversas exposições antológicas em vários espaços culturais lisboetas das “fases hebraicas” da obra de Laura Cesana, a Biblioteca Nacional apresenta desta artista várias obras sobre papel, boa parte das quais foi reproduzida no seu livro bilingue Vestígios Hebraicos em Portugal-viagem de uma pintora/Jewish Vestiges in Portugal-travels of a painter. Estará, também, patente uma exposição antológica de posters e mupis relativos às suas exposições realizadas até 1993, emoldurados pela Fundação Calouste Gulbenkian para diferentes exposições em museus portugueses.

De 7 de Abril a 12 de Junho de 2004 - Entrada Livre | Mais Informações

EXPOSIÇÃO
Sinagogas Portuguesas

A história das sinagogas portuguesas acompanha, naturalmente, a das comunidades judaicas que em torno delas se reuniam. Reflectindo essa história, apresentam-se nesta mostra obras sobre sinagogas medievais portuguesas, ou o pouco que resta delas, como é o caso dos estudos de Samuel Schwarz, A. Vieira da Silva, Amílcar Paulo e Cherubino Lagoa sobre as sinagogas das judiarias de Lisboa e do Porto, ou ainda de Tomar e Castelo de Vide; sobre algumas sinagogas edificadas por judeus portugueses na diáspora, nos séculos XVII e XVIII, tais como as de Amesterdão, Londres, Recife e Nova Iorque; e, finalmente, sobre as sinagogas edificadas de raiz já no século XX, em Lisboa e no Porto, bem como em Belmonte.

De 7 de Abril a 29 de Maio de 2004 - Entrada Livre | Mais Informações

LANÇAMENTO
Obra completa de Bocage, Volume I - Sonetos, Edição de Daniel Pires, Edições Caixotim, com o apoio do IPLB.

Nos últimos 200 anos, a obra completa de Bocage conheceu três edições, subscritas por Inocêncio Francisco da Silva (1853), Teófilo Braga (1875) e Hernâni Cidade (1969 - 1973); dá-se agora início a mais uma edição com um volume que contempla os sonetos, o género poético mais cultivado por Bocage. Dele constam seis composições nunca anteriormente consideradas pelos seus editores.

30 de Março de 2004, às 18:00h, Livraria BN, com apresentação de Artur Anselmo e Daniel Pires

MÚSICA NA BN
O violinista e compositor Francisco de Sá Noronha (1820-1881): um olhar através das fontes da BN

Palestra sobre o autor onde será apresentada uma amostragem do trabalho realizado por um grupo de alunos de licenciatura do Departamento de Ciências Musicais da FCSH da Universidade Nova de Lisboa, orientados por Luísa Cymbron. Durante a palestra terá lugar a interpretação de um exemplo musical a cargo de Maria João Morais (soprano) e Manuela Toscano (piano).

24 de Março de 2004 pelas 18 horas, na livraria da BN - Entrada Livre | Mais informações

EXPOSIÇÃO
Dos Livros que não se lêem

Exposição de J. Rosa Guerra que abrange cerca de dez anos de construção de uma biblioteca íntima, cruzando linguagens como a fotografia, o desenho, a pintura, a colagem e a escrita.

De 5 de Fevereiro a 27 de Março de 2004 - Entrada Livre | Mais informações

EXPOSIÇÃO
Eduardo Lourenço: uma cartografia imaginária

Exposição comemorativa dos 60 anos de vida literária e filosófica de Eduardo Lourenço, assinalando igualmente os 80 anos de vida do autor. Contempla mais de oitenta textos escritos entre Janeiro de 1943 e Janeiro de 2003, bem como largas dezenas de fotografias pessoais do filósofo. A mostra inclui manuscritos cortados pela censura nos anos 50, quando o autor colaborava na página literária de O Primeiro de Janeiro, cerca de quatro dezenas de livros publicados no país e no estrangeiro, muitas das suas múltiplas colaborações em jornais e revistas nacionais e estrangeiras, entrevistas, prefácios, contos e até um poema. A presente exposição conta ainda com um catálogo em que se apresenta uma detalhada bio-bibliografia do nosso maior ensaísta vivo.

De 15 de Janeiro a 27 de Março de 2004 - Entrada Livre | Mais informações

 
» Eventos em 2006
» Eventos em 2005
» Eventos em 2004
» Eventos em 2002
» Eventos em 2001