Livraria da BN, um espaço extra de animação cultural
página principal da agenda
lista de eventos
eventos passados
editores da agenda
 
Eventos em 2003

ERPANET/CODATA International Archiving Workshop on the Selection, Appraisal, and Retention of Digital Scientific Data.

Workshop internacional, com a duração de 3 dias decorre no auditório da Biblioteca Nacional. Este workshop é uma organização conjunta da ERPANET/CODATA.

De 15 a 17 de Dezembro de 2003. Admissão sujeita a inscrição prévia. | Para mais informações

PLANTATIO ROSAE

Esta mostra apresenta um mundo pouco conhecido: a profusão de estampas xilográficas que ilustram alguns livros religiosos impressos em Portugal no século XVI. Escolheram-se para esta primeira mostra temas rosarianos, devido a ter decorrido até há pouco tempo o Ano do Rosário e estarmos na época natalícia. Devido à grande quantidade de estampas que alguns livros albergam, optou-se por mostrar em reprodução digitalizada os fólios que de outro modo não se poderiam expor, a fim de o público visitante se poder dar conta da rica iconografia neles contida.

De 27 de Novembro a 31 de Dezembro de 2003. Entrada Livre

Portugal e os Estrangeiros

Colóquio sobre literatura de viagens de estrangeiros que vieram a Portugal, na segunda metade do século XVIII e na primeira do século XIX. Viajantes que descreveram o nosso país em grande pormenor, sobretudo o nosso quotidiano, aspecto que os portugueses, nele integrados, não viam interesse em transmitir relatos. Representam assim uma fonte única de informação sobre a nossa cultura, que revela facetas muitas vezes desconhecidas e extremamente importantes, desde a vida dos serviçais aos espectáculos no S. Carlos. O colóquio conta com a presença de Maria Leonor Machado de Sousa, Portugal e os Estrangeiros, Fernando Clara, Isabel Oliveira Martins e João Paulo Pereira da Silva.

6 de Novembro de 2003 - 18h - Livraria da Biblioteca Nacional - Entrada Livre | Mais informações

Antes das Playstations: 200 anos do romance de aventuras em Portugal

Exposição sobre literatura de capa e espada e romances de aventuras. Acompanhada da edição de um catálogo, que estuda a recepção de um género literário popularizado por Alexandre Dumas (1802-1870) - cujo bicentenário do nascimento se celebra agora - pretende facultar uma perspectiva compreensiva da importância que o fenómeno exerceu sobre as letras portuguesas, ao longo dos séculos XIX e XX, principalmente sobre sucessivas gerações juvenis antes do aparecimento das consolas de jogos. A iniciativa é apoiada por PlayStation, Portucel, S. A, Instituto Cervantes e Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema.

De 23 de Outubro de 2003 a 24 de Janeiro de 2004. Entrada livre | Mais informações

Conhecimentos Virtuais

A BN apresenta o projecto “Conhecimentos Virtuais”, no qual são divulgadas novas formas de informação através da Internet. Os leitores podem apreciar conferências online, proferidas por grandes vultos da cultura internacional, visitar exposições online relacionadas com o livro e/ou inteirar-se das mais recentes iniciativas de digitalização de manuscritos ou impressos raros a nível mundial.

A partir de 23 de Outubro de 2003 - Sala de Projecções da BN - Entrada Livre | Saiba mais sobre esta iniciativa.

A BD é uma arte

Exposição, produzida por Meiosdarte, sobre as origens, a linguagem, a história, as correntes e as próprias definições da Banda Desenhada. Apresentando-se sob a forma de BD, este trabalho não é uma abordagem teórica da Nona Arte destinada a especialistas ou iniciados. O grande público e, sobretudo, os docentes e discentes, do ensino básico e secundário são os destinatários eleitos.

De 9 de Outubro a 6 de Dezembro de 2003. Entrada livre | Mais informações

Dia Mundial da Música na Biblioteca Nacional

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Música, celebrado no dia 1 de Outubro, a BN e a Escola de Música do Conservatório Nacional apresentam dois concertos, na Livraria da BN, às 18 horas: "Sonatas de Carlos Seixas" (1.10) e "Modinhas" (2.10).

1 e 2 de Outubro de 2003 - 18h - Livraria da Biblioteca Nacional - Entrada Livre | Mais informações

Em Torno do Selo Postal Português

Exposição evocativa dos 150 anos do surgimento do selo de correio em Portugal. Mostra as reimpressões dos primeiros selos postais portugueses, bem como edições comemorativas. Apresenta igualmente bibliografia e publicações sobre filatelia, como O Philatelista, Orgão do Centro Philatelico Portuguez, publicado de 1887 a 1896.

De 10 de Julho a 31 de Outubro de 2003 | Mais informações

Presença de João Gaspar Simões

Exposição que assinala o centenário do nascimento do crítico literário, lembrando também a revista presença, da qual Gaspar Simões foi um dos fundadores. Proporciona uma visita circunstanciada ao espólio do escritor, com destaque para a correspondência mantida com Fernando Pessoa, Adolfo Casais Monteiro, José Régio, Vitorino Nemésio e Ruben A, entre outros. Em exibição estão, também, diversos manuscritos de relevo, como os da preparação dos volumes VII e VIII de Crítica, títulos que não chegaram a ser publicados em vida de Gaspar Simões, além das primeiras edições da sua obra ensaística e de ficção.

De 26 de Junho a 27 de Setembro de 2003 | Mais informações

A obra religiosa de Marcos Portugal (1762-1830) nos fundos da Biblioteca Nacional

Palestra sobre A obra religiosa de Marcos Portugal (1762-1830) nos fundos da Biblioteca Nacional, proferida por António Jorge Marques. Com uma formação diversificada (flauta transversal, piano, canto e composição) adquirida em Portugal e no estrangeiro, António Jorge Marques prepara agora a sua tese de doutoramento sobre a obra de Marcos Portugal.

24 de Junho de 2003 - 16.30h - Livraria da Biblioteca Nacional - Entrada Livre | Mais Informações

Periodismo Jurídico Português do Século XIX: Mostra Bibliográfica

Reedição da exposição que decorreu na Biblioteca Nacional (de 6 de Fevereiro a 17 de Abril), agora com as publicações periódicas jurídicas oitocentistas existentes no acervo documental da Hemeroteca Municipal. Conta novamente com documentos provenientes do espólio particular de Luís Bigotte Chorão. Dá-se, no entanto, destaque à imprensa jurídica oitocentista publicada na cidade de Lisboa.

De 17 de Junho a 12 de Julho de 2003 na Hemeroteca Municipal de Lisboa | Mais informações

Encontro do Portal Gabriel na Biblioteca Nacional

O portal Gabriel é, desde 1997, o serviço oficial na World Wide Web da rede de cooperação CENL - Conference of the European National Librarians. O portal oferece actualmente informação sobre 41 bibliotecas de 39 países europeus, dando acesso a serviços vários, incluindo aos catálogos de pesquisa e conteúdos digitais e digitalizados.

5 e 6 de Junho de 2003 | Mais Informações

Nota: em finais de 2004 o Portal Gabriel desapareceu como um serviço em linha independente. Foi incorporado em "The European Library", um novo serviço Web das bibliotecas nacionais da Europa que entrou em operação no início de 2005. Saiba mais em: http://www.kb.nl/hrd/netwerk/gab-en.html http://www.theeuropeanlibrary.org/portal/index.html

Cantata a 3 Voci Gloria, Fama, Virtù, de António Teixeira

Palestra sobre a Cantata a 3 Voci Gloria, Fama, Virtú, de António Teixeira. Durante a sessão, proferida pela Drª. Sílvia Sequeira, vão ser executados um recitativo e uma área da peça.

22 de Maio de 2003 - 16:30h - Livraria da Biblioteca Nacional - Entrada Livre | Mais Informações

Del códice a Internet. Un viaje por la historia del libro y de la lectura

Conferência proferida pelo Professor Doutor Antonio Castillo-Gómez , especialista em história das práticas da escrita e da leitura, nomeadamente nos séculos XVI e XVII, com particular incidência nos escritos das classes populares. Castillo-Goméz é Professor Titular Interino de História da Cultura Escrita, da Universidad Alcalá de Henares.

7 de Maio de 2003 - 15h - Livraria da Biblioteca Nacional - Entrada Livre | Mais informações

Espólio de João Ameal

Exposição biobibliográfica que apresenta ao público o espólio deste historiador, jornalista e professor, doado à BN pelos herdeiros, representados por sua filha Leonor Maria Benedita de Castro Sottomayor de Azevedo Aires de Campos. Organizada cronologicamente, a exposição permite-nos acompanhar o percurso biográfico do autor, e integrá-lo no quadro político, social e cultural da época, nomeadamente através de manuscritos, correspondência, fotografias com outras personalidades, homenagens, condecorações, dossiers de viagens e outros testemunhos de eventos oficiais.

De 6 de Maio a 28 de Junho de 2003 | Mais informações

Dia Mundial do Livro, Preservar a Memória das Nossas Letras

No Dia Mundial do Livro, a BN mostra ao público o quotidiano das suas oficinas de encadernação e restauro e proporciona desconto de 20 % na compra das suas edições.

23 de Abril de 2003 - Visitas sujeitas a inscrição prévia | Mais informações sobre como se inscrever.

Dicionário de Literatura de Jacinto do Prado Coelho - Apresentação dos volumes de Actualização

A Editora Figueirinhas lançou o primeiro volume de actualização do Dicionário de Literatura (Portuguesa, Brasileira, Galega, Africana e Estilística Literária), de Jacinto do Prado Coelho, no dia 9 de Abril, pelas 18 horas, na Livraria da Biblioteca Nacional. A apresentação da obra esteve a cargo de Eduardo do Prado Coelho e dos coordenadores, Prof. Doutor Ernesto Rodrigues, Prof. Doutor Pires Laranjeira e Dr. Viale Moutinho.

9 de Abril de 2003 - 18h - Livraria da Biblioteca Nacional - Entrada Livre | Mais informações

Seis novas pinturas - pintura e Silêncio, alto, baixo - Livro de artista

Exposição de pinturas e Livro de artista da autoria do pintor Carlos Borges Teixeira

Carlos Borges Teixeira nasceu em Coimbra, no ano de 1953. Completou o Curso de Escultura da Escola António Arroio, em Lisboa, em 1971. De 1989 a 1991 foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian. Desde essa data, realizou três exposições individuais e participou numa exposição colectiva. O Livro de artista e as pinturas que ora expõe na Biblioteca Nacional são exemplo do seu mais recente trabalho.

De 20 de Março a 24 de Abril de 2003 | Mais informações

"Sinais de Jorge de Sena e Outros Escritores Portugueses Contemporâneos"

Exposição dedicada à vida e obra de Jorge de Sena (1919-1978), bem como de outros intelectuais portugueses com quem se relacionou e que, tal como ele, se exilaram no Brasil nas décadas de 1950 e 1960, em oposição ao regime salazarista. Destacam-se na exposição nomes como Eduardo Lourenço, Adolfo Casais Monteiro, Agostinho da Silva e Jaime Cortesão, entre outros. Concebida pelo Centro de Estudos Portugueses Jorge de Sena, da Universidade Estadual Paulista, a exposição vem a Portugal pela primeira vez, sendo acolhida pela BN.

De 27 de Fevereiro a 24 de Maio de 2003 | Mais informações

Revisitar Pascoais

Visita guiada pelo especialista António Cândido Franco à exposição "Teixeira de Pascoais: espólio manuscrito na BPMP". Concebida pela Biblioteca Pública Municipal do Porto (BPMP), e acolhida na Biblioteca Nacional (BN), a exposição revela o espólio manuscrito de Pascoais, guardado na BPMP, incluindo textos em poesia e prosa, cartas e bilhetes postais trocados entre o autor e outras figuras notáveis do seu tempo. Trata-se de uma homenagem ao "poeta da saudade", no cinquentenário da sua morte.

25 de Fevereiro de 2003 - 14:30h - BN - | Mais informações

"Vitorino Nemésio (1901-1978): A Rotação da Memória" na BPMP

Exposição acolhida pela Biblioteca Pública Municipal do Porto (BPMP) e organizada pela Biblioteca Nacional (BN), em colaboração com a Direcção Regional da Cultura do Governo da Região Autónoma dos Açores. Evoca o Centenário do nascimento de Vitorino Nemésio, proporcionando uma visita guiada ao espólio do escritor, adquirido pela BN em 1984. Concebida numa perspectiva diacrónica, procura evidenciar quatro grandes eixos de abordagem do espólio e obra do autor de "Mau Tempo no Canal": Formação e carreira, Viagens, Criação literária e Figuras : Biografia e Crítica.

De 13 de Fevereiro a 12 de Abril de 2003 na BPMP | Mais informações

Periodismo Jurídico Português no Século XIX

Exposição que visa salientar a variedade e a importância desta imprensa em Portugal. Comissariada por Luís Bigotte Chorão, apresenta dezenas de títulos, desde Os Anais da Sociedade Jurídica, primeira revista jurídica portuguesa, que Lisboa vê surgir em 1835, até revistas que continuam a ser publicados actualmente, como a Revista de Legislação e Jurisprudência (Coimbra, 1868)

De 6 de Fevereiro a 17 de Abril de 2003 | Mais informações

Jornada de informação sobre o Programa UNIMARC

Jornada realizada em colaboração com o Comité Permanente do UNIMARC, com o objectivo de dar a conhecer o trabalho desenvolvido até ao momento e as perspectivas de futuro. O Programa UNIMARC, que vai estar sob responsabilidade da Biblioteca Nacional, procura manter e desenvolver o formato à escala internacional e ajustá-lo aos novos desafios tecnológicos, nomeadamente ao ambiente Web.

5 de Fevereiro de 2003 - 10h - Anfiteatro BN - Entrada livre | Mais informações

Damião de Góis, humanista português na Europa do Renascimento

Organizada pela Biblioteca Nacional, a exposição está patente na Biblioteca Pública de Braga a partir de 29 de Janeiro, sendo inaugurada no âmbito do Congresso Internacional sobre Damião de Góis na Europa do Renascimento, promovido pela Faculdade de Filosofia de Braga da Universidade Católica Portuguesa.

De 29 de Janeiro a 8 de Fevereiro de 2003 na Biblioteca Pública de Braga | Mais informações

Sociologia da Leitura em Portugal no séc. XX

Recorrendo à diversificação das metodologias de observação e à variabilidade das escalas de análise, este seminário pretende identificar e revelar as lógicas que mantêm escondidos na Leitura espelhos reais da nossa vida em sociedade.

9 de Janeiro de 2003 - 16h - Livraria BN - Entrada livre | Mais informações

 
» Eventos em 2006
» Eventos em 2005
» Eventos em 2004
» Eventos em 2002
» Eventos em 2001